04/11/2019

Justiça realizou operação para bloqueio ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal

 

Sob determinação do Ministério da Justiça e SegurançaPública, a Polícia Civil realizou na sexta-feira a Operação 404. As buscasforam realizadas em Porto Alegre, Pelotas, Canoas e em cidades de outros 11estados. O objetivo da ação é de reduzir a existência de aplicativos de streaminge sites de downloads de filmes e séries.

De acordo com o delegado Alessandro Barreto, que coordena oLaboratório de Operações Cibernéticas, integrado ao Ministério da Justiça,aproximadamente 20 milhões de lares assistem, através de plataformas piratas,filmes, séries, futebol, dentre outros conteúdos. Ao todo, foram derrubados 210sites e 100 aplicativos de streaming que compartilhavam conteúdo de formailegal.

Vale ressaltar que, segundo o delegado, o foco da operaçãosão as pessoas que veiculam o material e não os consumidores. Visto que, agrande maioria se quer tem a informação de se tratar de um produto ilícito.

Além do prejuízo financeiro para toda a cadeia de produtoresde conteúdo audiovisual, “alguns desses sites, aplicativos e caixas de TV pagasão infectados com malwares (softwares maliciosos que pode prejudicar o sistemados dispositivos)”, disse o delegado.

O Ministério da Justiça alertou que a as investigaçõescontinuam, para que sejam identificadas mais ações ilegais em outros sites eaplicativos e também quem vende sinal de TV por assinatura de forma ilegal.

A operação foi batizada de "404", o código de erroque indica que a página buscada não foi encontrada.

Fonte: Agência Brasil.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento