28/12/2020

10 dicas para suas reuniões online em casa

Para muitas pessoas, o trabalho em home office se tornou comum a partir deste período de pandemia. Nesta rotina alterada, uma das atividades frequentes é a realização de reuniões online. E como o ambiente doméstico é bem diferente do empresarial, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para que a informalidade do home office não se torne nenhum inconveniente em seu trabalho.


1. Organize seu ambiente de trabalho

Mesmo que não possua um local em sua casa exclusivo para o home office, como um escritório, procure manter um ambiente organizado ao seu redor. Outra boa opção é usar um fundo neutro, como uma parede. A intenção é permitir o mínimo de distrações visuais, para que você esteja em destaque enquanto estiver falando. Observe a iluminação, para que você possa ser visto de forma adequada.

2. Prepare-se bem para a reunião

Haja da mesma forma que você faria em uma reunião na empresa, tendo em mãos os dados e informações que você precisa.

3. Mantenha a pontualidade

Organize-se com antecedência realizando testes que sejam necessários para apresentações, por exemplo, e esteja pronto 10 minutos antes do horário da sua reunião, o que demonstra organização e profissionalismo.

4. Evite distrações

Durante a reunião, não fique mexendo no celular com frequência, tenha cuidado com a sua postura e expressões faciais e corporais, procurando manter também o contato visual com os participantes da reunião, demonstrando respeito e atenção a todos. 

5. Vista-se como se estivesse presencialmente no trabalho 

Mesmo que somente a parte de cima do corpo apareça no vídeo, cuidado para não estar com uma vestimenta inapropriada como um pijama ou roupa de ginástica, por exemplo. Em um imprevisto, você pode ter que levantar.

6. Comidas e bebidas

Comer durante a reunião online não é uma conduta adequada. Quanto à bebida, prepare água, café ou chimarrão antes da reunião, e tenha cuidado para não derramar líquidos no teclado!

7. Conheça o aplicativo que irá utilizar

Caso não tenha pleno domínio da ferramenta que será utilizada na reunião, faça testes simulando reuniões com algum colega ou familiar. Domine as funções de ligar/desligar o microfone e a câmera, responder chat, compartilhar a sua tela, por exemplo.

8. Avise os familiares

Caso esteja com mais pessoas em sua casa durante a reunião online, avise-os para evitar interrupções e barulhos indesejados.

9. Desligue seu microfone enquanto não estiver falando

Muitas vezes, esta orientação é repassada a todos os participantes assim que o encontro virtual inicia, mas caso o lembrete não seja destacado, lembre-se de utilizar este importante recurso para que a atenção de todos se volte ao interlocutor. 

10. Internet de qualidade é primordial! 

Todo e qualquer home office se viabiliza justamente por temos internet! Uma conexão de qualidade é fundamental. A Coprel Telecom oferece planos residenciais com até 320 Mbps de velocidade. Para reuniões online, se possível, utilize a internet conectada diretamente no cabo, pois costuma ser mais estável que a conexão wifi.


 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento