16/09/2021

5 dicas para a bateria do seu smartphone e do seu note durarem mais tempo

Enquanto a tecnologia avança, desenvolvendo baterias cada vez menores e mais eficientes, com maior duração de carga e menor tempo para carregamento, a nossa rotina de trabalho, estudos e lazer exige que estejamos cada vez mais tempo conectados. Por isso, já faz parte da vida de qualquer pessoa que tenha um smartphone ou notebook a organização de suas atividades conforme o tempo de bateria restante em seu aparelho, quando não se está próximo de uma fonte de energia para carregar o dispositivo.

Portanto, reunimos algumas dicas simples, mas super úteis para estender a duração da bateria de seus dispositivos, podendo ser cruciais para se salvar de algum perrengue digital.

  • Brilho da tela: A tela é a principal “consumidora” de energia e bateria de um dispositivo, independente se for o notebook, tablet ou smartphone. Tanto que os aparelhos reduzem o brilho da tela automaticamente quando a bateria está no fim. Portanto, se precisar aumentar a duração da sua bateria, esta é uma dica muito eficiente.
  • Desempenho/processamento: Tanto em um notebook como em um smartphone, quanto mais programas ativos exigindo o processamento do CPU, maior será o consumo de energia. Portanto, abra somente o que você estiver utilizando. Principalmente no smartphone, lembre de “fechar” os aplicativos que não estiverem em uso no momento.
  • Acessórios/conexões: Tudo o que estiver conectado, de forma física ou remota no seu equipamento, irá aumentar o consumo da bateria. No caso do notebook, a própria conexão wi-fi e aparelhos conectados via USB (pendrive, mouse), irá acelerar o gasto da bateria. No smartphone funciona da mesma forma, com destaque para wi-fi/bluetooth ligados. Se não estiver utilizando, lembre de desligar. Se você estiver conectado na rede wireless e não precisar manter o sinal da operadora conectado, também pode optar por deixar o smartphone em modo avião com wi-fi ativado.
  • Modo “Economia de Bateria”: O óbvio precisa ser dito (afinal, muitas vezes esquecemos deste recurso). Este modo de operação, disponível tanto nos smartphones como em notebooks, otimiza o gasto de bateria do sistema operacional. Mas é importante ter em mente que o desempenho pode ser ligeiramente comprometido neste modo.
  • Uso das “telas escuras”: Esta possivelmente é a dica menos conhecida de todas. Você provavelmente já viu amigos, familiares ou colegas de trabalho utilizando o tema “escuro” em seu smartphone ou notebook. Apesar de parecer puramente uma questão de estilo, as telas escuras, de modo geral, exigem tons de menos brilhos. Assim, os pixels não precisam acender tanto quanto nas imagens mais claras e próximas do branco, o que economiza energia. Inclusive, é por este mesmo motivo que as telas de descanso dos televisores são escuras quando se passa tempo sem olhar.

E, então, curtiu essas dicas? Tinha alguma delas que você não conhecia? Comenta aí com a gente e aproveita para compartilhar com quem também precisa desses toques wink

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento