14/09/2020

5 dicas para carregar o seu celular: segurança e aumento da vida útil do aparelho

     O tempo em que passamos utilizando o celular só aumenta. Felizmente, a tecnologia das baterias dos smartphones tem acompanhado a evolução do uso dos aparelhos. Mas vale destacar que o nosso cuidado com a forma com que carregamos o celular também conta pontos na vida útil da bateria. Além disso, nos deparamos com muitas notícias de acidentes envolvendo o carregamento de aparelhos celulares: explosões, queimaduras, choques elétricos e até mesmo a morte de pessoas. Confira algumas dicas importantes para você utilizar seu aparelho com segurança e manter a durabilidade da bateria:

1.    A tecnologia das baterias mudou. Nada de esperar o aparelho carregar e descarregar completamente
Quem tem mais de 30 anos, é possível que tenha comprado o primeiro celular com uma orientação: deixe carregar até 100%, e descarregar a bateria completamente até recarregar. A orientação valia para o início dos anos 2000, mas hoje não faz mais sentido, e o pior: prejudica a vida útil do aparelho. O descarregamento completo da bateria diminui sua vida útil. E não precisa deixar carregar até 100%, aliás, se o aparelho ficar tempo conectado na tomada após chegar aos 100%, estará prejudicando a duração da bateria. O ideal é desconectar da tomada um pouco antes ou assim que carga chegar aos 100%.

2.    Use o carregador original: Os cabos e conectores originais foram feitos especialmente para o seu aparelho, e contribuem para o aumento da vida útil da bateria. Se o carregador estragar, parece ser muito mais convidativo comprar um carregador qualquer, mas se você pesquisar os riscos e também o preço de uma bateria nova, provavelmente mudará de ideia.

3.    Tire o carregador da tomada quando não estiver carregando: Além de desperdiçar energia, ao deixar o carregador conectado sem uso você estará diminuindo sua vida útil e aumentando muito o risco de provocar algum acidente ou choque elétrico – principalmente se for um carregador “pirata”. 

4.    Tire a capinha do celular durante o carregamento: A capinha pode prejudicar a conexão do plugue do carregador, além de favorece um superaquecimento do aparelho. 

5.    Evite utilizar o aparelho carregando: Aqui a questão não está relacionada à vida útil do aparelho, e sim, à sua segurança. Utilizar o aparelho durante o carregamento aumenta os riscos de um superaquecimento e também de choque elétrico. 
 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento