30/10/2019

50 anos da internet: como tudo começou

 

Hoje a gentese diverte, aprende, trabalha e realiza muitas atividades na internet. Vocêsabia que tudo isso começou com os militares há 50 anos? Então, te acomoda aí,que lá vem história.

Foto: Blog do diretor-presidente do #NICbr Demi Getshko

Foi emoutubro de 1969, que ocorreu a primeira tentativa de envio de uma mensagemeletrônica. O objetivo, na época, era de conectar a agência norte-americanaAdvanced Research and Projects Agency – ARPA (Agência de Pesquisa e ProjetosAvançados, em português) a outras instituições de pesquisa como a Universidadeda Califórnia e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidadede Utah. Naquela época, a tecnologia se chamava ARPANET, fazendo referência aonome da agência de pesquisa.

Em estudosrealizados pelos pesquisadores nos anos seguintes foi criado o TCP/IP(Transmission Control Protocol / Internet Protocol). Um grupo de protocolos quesão a base da internet na década de 1970 até os dias atuais.

Na década de 1980,foi possível a integração de outros centros de pesquisa à rede da ARPA. Foi em1985 que a Fundação Nacional de Ciência dos EUA (NSF, na sigla em inglês)interligou os “supercomputadores” do seu centro de pesquisa para a ARPANET. ANSFNET e ARPANET eram os backbones, que na tradução livre para o português,significa espinha dorsal. Essa rede mais robusta era necessária, juntamente comdemais computadores ligados a elas, inclusive de outros países, para constituira primeira rede de INTERNET.

Acomercialização da internet iniciou somente em 1993 nos EUA. No Brasil, apartir de uma força tarefa do Ministério das Comunicações, em abril de 1995,surgiuo backbone nacional de uso misto (comercial e acadêmico), resultante daexpansão e reconfiguração do backbone de uso puramente acadêmico. Destamaneira, foi possível uma coberturanacional, vasta gama de aplicações, e baixo custo para o usuário final.

Internet nos anos 90

Naquelaépoca, só pessoas e empresas com mais recursos tinham um computador.  Outra opção era o acesso às lan houses.  A maioria das pessoas usavam o Windows 95, epassavam horas jogando “paciência” ou “campo minado”,  já que a conexão era mais barata depois dameia noite ou nos finais de semana. Não existiam buscadores – como hoje estamosacostumados com o Google. Os usuários seguiam os links disponíveis nas páginasna esperança de encontrar algo interessante.

Na internet, as páginas que existiam eram cheias de GIFs, fundos coloridos, imagens que carregavam em partes e música no fundo. Para quem não é desta época, ou quem quer recordar, dá uma olhada nesse site criado pelo designer alemão Cameron Askin:
cameronsworld.net?

No ano de 1996 a Coprel se conectou a rede de internet e em 1997, instalou o provedor para seus colaboradores e comunidade.

 

Internet nos anos 2000

Fonte: Olhar Digital

Nos anos2000, aconteceu o “boom” das redes sociais. Vamos citar algumas para os antigosrelembrarem e os mais novos tomarem conhecimento:

- ICQ

- MSN

- Orkut

- Flogão

- LimeWire/Emule (para download de músicas)

- MySpace

- Blogger (todo mundo tentou ter um blog)

- Chat (Chat Terra e UOL)

Além das pesquisas escolares e a utilização  da internet para o trabalho, era basicamenteisso o que mais consumia o tempo das pessoas naquela época.

Internet nos anos 2010

Fonte: Freepik

Vamos combinar que um marco histórico para a internet foi a fundação da operadora de telecomunicações Coprel Telecom (Coprel Telecom Ltda.) no ano de 2010. ;)

Mas vamosdeixar a modéstia de lado e falar sobre a universalização da internet. Transaçõesfinanceiras cada vez mais comuns e compras on-line também. As conexões portelefone fixo vão ficando de lado, e a tecnologia via rádio e fibra ótica vãose popularizando. O acesso pelo celular, através de redes móveis, permitiuainda mais pessoas de diferentes classes econômicas pudessem acessar ainternet.

Agora vamos aalguns marcos dos “anos 10” na internet.

- Em 2012 foi  extintoo Megaupload pelo FBI, por violar direitos autorais.

- Também em 2012, o Facebook atingiu um bilhão de usuários(hoje está com aproximadamente 2,3 bilhões)

- O Skype foi comprado pela Microsoft em 2011. Em 2013, oMSN foi extinto.

- Em 2014, o Facebook comprou o WhatsApp e o Instagram.

- Foi também em 2014 que o Google anunciou o fim do Orkut.

- Nesta década também, tivemos o crescimento das plataformasde vídeo e áudio, como o YouTube, Netflix e Spotify.

Segundo apesquisa TIC Domicílios, divulgada em agosto deste ano, 70% da populaçãobrasileira tem acesso à internet. São 126,9 milhões de pessoas usaram a rederegularmente. Destes, 97% dizem acessar a internet pelo celular. Os dados sãoreferentes ao ano de 2018.

E pra você? O que mais lembra da “saudosa” internet? Consegue imaginar a sua vida sem conexão? O que esperar para os anos 2020? Conta pra gente nos comentários. ;)

 

 

 

 

Confira os sites que obtivemos estas informações:

https://www.cgi.br/publicacao/internet-mudanca-ou-transformacao/

https://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm

https://brasilescola.uol.com.br/informatica/internet.htm

https://homepages.dcc.ufmg.br/~mlbc/cursos/internet/historia/Brasil.html

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/08/28/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-70percent-da-populacao-esta-conectada.ghtml

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento