21/06/2017

6 dicas para manter o foco nos estudos e no trabalho

O hábito de “procrastinar”: deixar para depois uma tarefa importante, é bem anterior à invenção da internet. No entanto, os atrativos da web, como: redes sociais, sites, jogos, filmes e séries, têm dificultado a já desafiadora tarefa de se manter concentrado em uma atividade importante. E o que fazer para acabar com esse adiamento de tarefas? Confira algumas dicas simples, baseadas em diversos cursos, livros e artigos sobre produtividade pessoal e gerenciamento do tempo.

  1. Saiba o que você tem de fazer

menino focadoSe você não sabe o que é importante e precisa ser feito, vai ser impossível priorizar o que traz resultado para você. Portanto, antes de mais nada, faça uma lista de tudo que está pendente, seja relacionado ao trabalho e estudos: tarefas não concluídas, projetos, leituras, relatórios, estudos; ou relacionados à sua vida particular: uma consulta médica adiada, a matrícula na academia, visita para um parente ou amigo querido, etc. Aí você deve estar pensando que não tem tempo nem para fazer estas listas. Bem, você precisa somente de 50 minutos por dia: em um dia, faça a lista de pendências pessoais, no dia seguinte, a lista de pendências profissionais ou de estudos, e no terceiro dia, passe para o item abaixo.

  1. Organize e priorize

Com a sua lista de pendências pronta, você vai precisar de um tempo para elencar o que é mais importante para você, e organizar suas prioridades pessoais e profissionais. Lembre-se que “importante” é diferente de “urgente”. Viver cheio de coisas urgentes por fazer é frustrante, pouco produtivo e um resultado direto da procrastinação. Um exemplo: é possível que na sua lista de tarefas tenha um trabalho de faculdade para ser entregue em 2 dias, e o TCC que precisa ficar pronto em 4 meses. Provavelmente este trabalho se tornou “urgente” porque foi sendo adiado: naquele final de semana livre, ao invés de assistir 2 filmprioridadees no Netflix e usar um tempo para adiantar o trabalho, você assistiu 5 filmes.... E por aí vai. Bem, então você vai precisar de um “esforço concentrado” para colocar em dia o que está pendente, e se programar para não deixar que coisas muito importantes, como o TCC, não se tornem urgentes mais tarde.

  1. Planeje sua rotina e se comprometa com a execução

A partir do momento que você sabe o que quer, e o que precisa fazer, aí sim é possível organizar sua rotina (diária, semanal e mensal) e dar atenção ao que é importante para você. E é nessa etapa, do planejamento e execução, que a tal da procrastinação mais insiste em nos atormentar! L  Se planeje de modo a ter momentos para o trabalho, para os estudos, para a família, para você, e para seu lazer e diversão. Deixar a agenda repleta de compromissos vai acabar lhe frustrando e levando à desistência. Transforme os trabalhos difíceis em pequenas tarefas, e seja realista no planejamento, lembrando que em nosso dia a dia, imprevistos acontecem.

  1. Concentre-se em uma tarefa por vez, e faça pausas

Este item também tem relação com o planejamento. Na execução de suas tarefas de trabalho, concentre-se por determinado tempo e depois, faça breves pausas. O método mais conhecido é chamado de “Técnica Pomodoro” e consiste em: se concentrar na atividade que você está executando por 25 minutos, e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Depois, mais 25 minutos de foco total, seguido por 5 minutos de pausa. Tudo cronometrado (utilize seu celular). A cada 4 tempos de concentração, a pausa deve ser maior (o tempo sugerido é de 30 minutos). Você pode pesquisar na internet algumas adaptações desta técnica, mas o grande objetivo do método é se concentrar em uma tarefa por vez, sem interrupções, favorecendo, assim, a conclusão e evitando o adiamento/procrastinação.redes sociais e distrações

  1. Fuja das distrações

Aqui, vale tudo que estiver ao seu alcance para se concentrar no que está fazendo. Isso inclui desligar a internet ou desativar as notificações de redes sociais. No caso do celular, uma boa dica é desativar todas as notificações (eventualmente, pode ser necessário deixar ativo somente o toque do celular, caso receba alguma ligação, e o celular preferencialmente deve ficar longe de sua visão – dentro da gaveta, por exemplo). Responda às mensagens e verifique as redes sociais nos períodos de intervalo. Designe um período por dia que será dedicado a conferir o que está acontecendo nas redes sociais. Pode ter certeza que seu dia vai render muito mais com este simples cuidado!

  1. Use a internet a seu favor!

Em seu processo de organização das tarefas, delegação de prioridades e concentração em uma tarefa por vez, algumas ferramentas disponíveis na internet podem te ajudar bastante. Você pode conferir algumas dicas neste post, sobre aplicativos  ou neste post, específico para organização. Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas e consiga conquistar seus objetivos, além de sempre ter vontade e coragem de criar novas metas! E se tiver alguma dica para compartilhar com a gente, deixe seu comentário ;)

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento