28/12/2017

8 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2018

Propostas de inovação para o celular, para o computador, para comprar, para se divertir e até mesmo para dirigir...! A cada ano que passa, centenas de novidades são implementadas na área tecnológica, e claro, todas elas com o suporte direto ou indireto da Internet.

Por isso, o post desta semana apresenta 8 tendências tecnológicas para 2018. Para você começar seu ano por dentro do que pode acontecer com sua rotina!

Transmissões ao Vivo

As transmissões ao vivo têm ganhado muuuita popularidade, e sua difusão tende a levar os aplicativos a investirem mais no melhoramento dessas transmissões. Principalmente no Facebook e Instagram, pois muitas empresas, personalidades, blogueiros e criadores de conteúdo aderiram à transmissão ao vivo como forma de promover a sim mesmo, seus produtos e serviços – ainda que o principal objetivo das redes sociais não seja essa função No entanto, para aproveitar essa tendência é necessária uma conexão de internet muito boa, pois mesmo que as empresas melhorem cada vez mais seus aplicativos, é imprescindível que a conexão de internet seja eficaz pra uma boa transmissão.

20161213083356_660_420 (Copy)

Assistentes Digitais

Comandos de voz já não são mais novidade nos dispositivos que nos acompanham. A Cortana do Windows, a Siri da Apple e o Google Now são opções de assistentes virtuais que realizam ações e fornecem informações ao usuário, agendando alarmes e compromissos, solicitando serviços, dentre várias outras funcionalidades que, além de ficarem na ponta do dedo, estão também na ponta da língua.

A tendência para 2018 e para os próximos anos é que as “Assistentes Digitais” estejam cada vez mais inteligentes, e sejam muito mais usadas pelas pessoas.

digital_inteligencia_dados (Copy)

RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual)

Você deve se lembrar bem do jogo Pokemon Go, que foi uma febre tecnológica e um dos apps mais baixados de 2016 não é? Pois bem, as empresas esperam trazer novidades no que diz respeito a realidade aumentada, possibilitando imersão em filmes e games, simulações de qualquer tipo de treinamento e, claro, hologramas. Segundo o site de tecnologia TechCrunch, o mercado de RA e RV movimentará 108 bilhões de dólares até 2021.

pokemon_go-2 (Copy)

Gêmeo Digital

De início, entender o que significa um gêmeo digital pode até parecer difícil. Mas descomplicamos para você: Essa tecnologia vem ganhando força principalmente na indústria. Um gêmeo digital é uma cópia fiel digitalizada de um objeto, pode ser uma máquina ou um produto. Através de um software é possível analisar esse material de maneira minuciosa, prevendo melhorias e dando desde o início a oportunidade da empresa reparar esse utensílio, evitando prejuízos futuros e gastos a mais .

The Volvo production line at Torslanda factory outside Goteborg is shown in this Thursday Jan.14, 1999 photo. Ford Motor Co. announced Thursday Jan. 28, 1999 that it will buy the passenger car division of Sweden's Volvo AB for $6.45 billion, adding another premium brand name to the portfolio of the world's No. 2 automaker.(AP Photo/Jonny Mattsson)

Inteligência Artificial

Não é de hoje que se ouve falar nela e cresce a busca pelas empresas de melhoramento nessa questão. Um exemplo no dia a dia é o reconhecimento de imagens feito pelo Facebook ao recomendar marcações em fotos, bem como as previsões de busca do Google segundo sua preferência, detalhes que sempre são muito precisos e que tem como principal aliado a inteligência artificial que promete ficar mais forte no ano de 2018.

Destaque-maior-inteligencia-artificial (Copy)

Internet das Coisas

A tradução para o português da expressão “Internet of things” ou “IoT” tem chamado atenção e nada mais é do que o conceito futurista e até um pouco audacioso de conectar à internet vários aparelhos da sua casa, além daqueles que já possuem tal conexão, tais como a geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas. A ideia em si é que o sistema seja um facilitador dentro de casa: imagine que bacana sua geladeira ter o atributo de te avisar quando um alimento está prestes a acabar? E ainda te dar dicas de supermercados onde o mesmo alimento é vendido e suas opções de preço? Ou o ar condicionado “saber” quando você está chegando em casa e ligar automaticamente? Pois é, talvez a gente aqui no Brasil, a não ser que você seja muito rico, ainda não vai contar com essas tecnologias no ano que vem ainda, mas vamos cada vez ouvir mais falar sobre elas.

iot-759 (Copy)

Jornada sem ruídos

Já pensou em entrar numa loja, escolher o que quer levar, fazer o pagamento através do celular e sair de lá sem falar com ninguém? Sem ter que encarar filas ou algo do tipo? E com a vantagem de poder ver os produtos de perto, ou provar uma roupa ou calçado – o que não é possível nas compras online. Existe uma loja em São Paulo que possui este sistema, e tem feito testes com o público para ver como eles respondem à inovação. Seria a promessa de menos estresse na hora das compras e total autonomia do consumidor.

CNH Digital e Carteira Digital - rotina sem muita burocracia

Recentemente, passou a circular a notícia de que a CNH – Carteira Nacional de Habilitação terá uma versão digital, o que deixou muita gente feliz! Uma tendência para 2018 são também as carteiras digitais que facilitarão compras online e offline, e a possibilidade de receber as “contas nossas de todo mês” como água, luz e telefone, diretamente no e-mail, podendo ser feito o pagamento por lá mesmo. Até mesmo os cartórios têm passado por uma reformulação digital necessária e que descentraliza muitos processos.

cnh-digital-1400x800-0717 (Copy)

Com notícias assim a gente vê o futuro cada vez mais perto, não é?

Nós da Coprel Telecom esperamos compartilhar com vocês as experiências vividas em 2018 a partir dessas novidades que aos poucos vão surgindo! E claro, oferecendo a melhor internet para você aproveitar ao máximo a tecnologia!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento