04/09/2020

Aplicativos para videoconferência: qual opção escolher?

A pandemia nos fez redescobrir o verdadeiro potencial da internet. A imensa digitalização de atividades e processos a partir da necessidade de isolamento social nos faz refletir de que, apesar de termos as ferramentas há um bom tempo, ainda não as utilizávamos direito. Um grande exemplo são as reuniões virtuais. O que antes parecia ser improvável, agora é uma realidade rotineira na maioria das empresas: cursos, treinamentos e reuniões à distância, utilizando as inúmeras ferramentas disponíveis na web.
Se antes, a organização de um evento ou reunião envolvia detalhes como agendar uma sala de reuniões, encomendar um café e um chimarrão, hoje o primeiro passo é definir qual será a ferramenta utilizada para fazer a reunião, que seja a mais adequada para as pessoas que vão participar. Saiba mais sobre as opções mais utilizadas:

WhatsApp: O aplicativo de troca de mensagens instantâneas é muito utilizado no ambiente corporativo, e se consagrou como a ferramenta mais utilizada para comunicação entre os usuários de Smartphones. No entanto, a sua função de videochamada não é tão utilizada por ter limitação de 4 usuários simultâneos e o acesso “amigável” se dar pelo celular, sendo necessária a integração com outras plataformas para a realização de chamadas com mais pessoas e diferentes recursos. Por isso, é mais utilizado para pequenas reuniões virtuais.

Skype: Em seu plano gratuito, permite chamadas com áudio de vídeo para até 50 participantes. O aplicativo é conhecido há bastante tempo, tanto para uso particular como profissional. Sua característica mais peculiar é a possiblidade de fazer ligações telefônicas – ou seja, ligar para telefones celulares e fixos. No entanto, este tipo de chamada é pago. Além destas características, os recursos do Skype são suficientes para uma boa reunião, com interação via vídeo, áudio e possibilidade de compartilhamento da tela.

Zoom: O aplicativo se popularizou expressivamente após o início da pandemia, pois o seu uso é quase que exclusivo no ambiente corporativo. Um dos grandes diferenciais que garantiu o sucesso do Zoom é a facilidade de acessar as reuniões, sem a necessidade de ter uma conta, com e-mail e senha. O Zoom possui uma versão gratuita, que limita as conversas com três ou mais pessoas a 50 minutos. Nas versões pagas, são adicionados inúmeros recursos de gerenciamento e uso da ferramenta, incluindo a criação de grupos, webinars, etc. Para utilizar o Zoom, você deve baixar o aplicativo do programa no seu celular ou computador.

Google Meet: O aplicativo da Google tem uma interface de acesso muito simples, mas também recursos que o tornam bem funcional para chamadas corporativas. Até o momento da publicação deste texto, todos os recursos da ferramenta eram acessíveis gratuitamente, bastando, para isso, ter uma conta no Google.  No computador, o acesso é feito no próprio navegador, já para os smartphones deve-se utilizar preferencialmente o aplicativo.

Microsoft Teams: Menos conhecido que os aplicativos concorrentes, o aplicativo surpreende pela qualidade das ligações e também funcionalidades existentes. Sua operação é um pouco mais complexa, mas a quantidade de recursos acaba exigindo maior robustez do aplicativo. Possui integrações com diversas ferramentas, e para utilizá-lo participando ou organizando reuniões você precisa se cadastras com e-mail e senha. Como ele é focado em uso corporativo, durante a instalação do Microsoft Teams você será questionado o uso que irá fazer da ferramenta. Se você assinalar que é para uso pessoal, será direcionado para baixar e utilizar o Skype, que também pertence à Microsoft.

 Seja qual for o aplicativo escolhido, é fundamental ter uma conexão de internet de qualidade para se comunicar de forma eficiente. Se estiver em um computador ou notebook, prefira a conexão por cabo, pois a rede wifi pode enfrentar instabilidades. A Coprel Telecom – Coprel Telecom oferece internet via fibra ótica com velocidade simétrica (mesma velocidade de download e upload) o que é muito importante para a estabilidade das videochamadas, em que você estará enviando e recebendo informações de vídeo. Se você ainda não possui a conexão de qualidade da Coprel Telecom – Coprel Telecom, fale com nossa equipe pelo site, redes sociais ou telefone 0800 039 0039.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento