25/09/2020

Cabo ou Wi-Fi? Saiba como a tecnologia utilizada influencia na sua internet

A mobilidade dos dispositivos de acesso à internet ampliou a necessidade de ter um aparelho distribuidor de sinal Wi-Fi em praticamente todas as residências. Na sua casa, é muito mais provável que a maioria dos equipamentos que acessam a internet sejam móveis (smartphones, tablets, notebooks), e necessitem do sinal de Wi-Fi para conexão à web.

Apesar de a tecnologia ter evoluído e proporcionado mais qualidade para os roteadores sem fio, a conexão via cabo Ethernet é mais segura e rápida. São inúmeros os fatores que influenciam na qualidade da conexão sem fio:

1- a quantidade de aparelhos conectados
2- a velocidade máxima de conexão do roteador que às vezes é até menor que a conexão do cliente;
3- interferência de equipamentos ou de outras conexões Wi-Fi aos arredores da casa;
4- distância do ponto de acesso até o roteador;
5- e até mesmo a existência de paredes, espelhos e objetos que prejudiquem o caminho do sinal, por mais que seja invisível.

Com a pandemia, muitos profissionais e estudantes passaram a realizar suas atividades de casa. Quem utiliza a rede com cabo Ethernet no trabalho e passou a usar o Wi-Fi em casa, é bem provável que tenha notado maior lentidão no acesso. Se o seu ponto de utilização fica longe do roteador, pior ainda.

Para quem utiliza notebook e quer saber se a sua internet Wi-Fi deixa muito a desejar, faça testes de velocidade conectado na rede wireless, e em seguida conectando diretamente via cabo no notebook. Em muitos casos, a diferença é grande, e vale a pena investir em cabear a sua residência: do ponto de conexão da sua internet, no roteador, até os equipamentos que utilizam mais internet como as Smart TVs e notebooks. Se, por exemplo, o seu roteador fica na sala e você quer conectar um equipamento (TV ou Notebook) no quarto, pode instalar um cabo de Ethernet de forma semelhante à rede elétrica. Empresas especializadas prestam este serviço, e o custo não é alto, ainda mais ao relacioná-lo ao benefício de poder utilizar toda a capacidade da sua conexão.

Nas imagens abaixo, prints da tela de uma cliente Coprel Telecom que trabalha em casa. Seu ponto de acesso fica em outro cômodo, mas ainda assim, o sinal marca “cheio” em seu notebook. Com apenas 3 minutos de diferença entre um teste e outro, é impressionante o quanto a conexão Wi-Fi estava prejudicada:

(INTERNET WIFI)

 

(INTERNET VIA CABO)

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento