05/02/2020

Check list: 5 itens fundamentais para uma faxina eletrônica de férias

Quando o assunto é faxina, tem quem goste e tem quem odeie. Mas uma coisa é comum: todos nós precisamos, de vez em quando, parar para organizar papeis, armários, documentos, etc. Porém, nos últimos anos, a necessidade de organização não se restringe mais apenas ao universo físico. Os aparelhos eletrônicos tomaram espaço tão grande na nossa vida pessoal e profissional, que acabam sendo repositórios de muitas coisas importantes (e inúteis também). Para quem utiliza o celular (além do uso pessoal) para estudos e trabalho, precisa manter um mínimo de organização para conseguir resgatar arquivos, documentos ou fotos importantes quando necessário. Por isso, a nossa equipe preparou algumas dicas para você organizar sua vida digital.

 

 

#1: Atualize e organize as senhas dos seus aplicativos mais importantes:

Tempos atrás, quando criávamos uma conta de e-mail ou redes sociais, qualquer sequência de letras ou números costumava ser aceita. No entanto, estas senhas são facilmente descobertas por hackers e robôs. Tanto que muitos aplicativos exigem que se utilize uma combinação de números, letras ou símbolos para criar uma senha forte. Por isso, de tempos em tempos é muito importante atualizar as senhas.

 

#2: Organize um backup dos arquivos mais importantes:

Existem duas maneiras, basicamente, para você manter em segurança os seus arquivos, como fotos, vídeos, documentos: backup físico (HD externo, pendrives, CD’s e DVD’s), ou digital (Google Drive, Microsoft One Drive, iCloud, Deego, pCloud, etc). A organização dos arquivos deve ser feita de modo que funciona melhor para você, geralmente se utilizam pastas por ano, tipo de arquivo, finalidade, etc.

 

#3: Exclua os aplicativos e programas que você não utiliza mais:

Aquele programinha ou APP inocente que você não usa mais, que instalou junto com outro aplicativo, pode estar tirando um lugar importante do armazenamento e da memória do seu celular ou computador, o que torna seu dispositivo mais lento. Aproveite sua faxina para verificar estes “ladrões de espaço”.

 

#4: Elimine do seu celular/computador os arquivos inúteis:

Esta é uma das partes mais demoradas. Tenha consciência de que pode levar dias. Ao mesmo tempo que smartphones e computadores com maior capacidade de armazenamento facilitam muito nossa vida, viram um acumulado de coisas inúteis: sabe aquela sequência de 10 fotos que você tirou para escolher 1 só? Provavelmente as outras 9 continuam no seu celular. Então, é muito bom fazer uma limpeza regularmente. Aí você aproveita e salva em backup somente o que for essencial.

 

#5: Automatize rotinas:

Aproveite o que a tecnologia oferece para automatizar coisas básicas do dia a dia, como o pagamento de contas, que podem ser cadastradas no débito automático; caso seu smartphone funcione bem com comandos de voz, experimente utiliza-los para ver o quanto eles podem agilizar o seu dia a dia.

Tem mais alguma dica para nossa lista? Compartilhe conosco e marque seus amigos!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento