25/08/2021

Cooperando para ampliar a conexão

Quem possui internet já nem consegue imaginar uma vida “offline”. Acompanhamos nas redes sociais tantos amigos, colegas e familiares, que parece que “o mundo todo” está na internet. Porém, essa não é a realidade de mais da metade das famílias que residem no meio rural. E, por isso, a Coprel Telecom está trabalhando e consolidando parcerias para mudar esta realidade.

Em diversos municípios, a exemplo de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Passo Fundo e Marau, a Coprel Telecom realizou projetos que contaram com a participação das prefeituras para ampliar as redes de fibra ótica no interior. E na área de atuação da Coprel, o município de Gentil, no Norte do RS, já está 100% conectado com fibra ótica, na cidade e no interior: com aproximadamente 2 mil habitantes, desenvolveu o projeto Gentil Online, e contou com o apoio da Coprel Telecom para acelerar a conexão de 100% das residências com internet fibra ótica. Além da Coprel Telecom e da prefeitura de Gentil, a iniciativa envolveu a COASA - Cooperativa Agrícola de Água Santa e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau.

O projeto Gentil Online possibilitou a construção de 135 quilômetros de rede de fibra ótica para atender toda a área urbana e as 11 localidades do interior de Gentil.  A disponibilização dessa infraestrutura exige um alto investimento, por isso, se torna praticamente inviável para uma família, isoladamente, custear a instalação, pois geralmente são necessários diversos quilômetros de fibra para uma conexão no interior. Por isso, a união de esforços das instituições parceiras para custearam em conjunto a rede troncal de fibra ótica foi fundamental para reduzir o custo e equilibrar esse investimentos para essas famílias, chegando a valores praticados no mercado urbano, inclusive.

Desta forma, a cooperação entre as instituições possibilitou a conexão das propriedades rurais com a mesma qualidade, segurança e investimento que, nas grandes cidades, são os grandes atrativos para as operadoras nacionais devido ao volume de conexões por quilômetro de fibra ótica instalada. 

O prefeito de Gentil, Alcenir Dalmagro, destaca que o projeto trouxe inúmeros benefícios. “A instalação de 100% da fibra na cidade e no interior do município proporcionou que as famílias pudessem adquirir essa tecnologia, possibilitando essencialmente assim uma qualidade melhor na sua comunicação. Também estamos conseguindo levar para o interior do município câmeras de vigilância, proporcionando mais segurança a essas comunidades rurais. Também temos percebido que muitas famílias têm facilitado as suas atividades rurais, através das negociações de uma maneira mais prática e ágil. Da mesma forma, o acesso à educação online também foi possibilitado graças a este projeto no nosso município”, informa o prefeito. 

De acordo com o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, a cooperação promove o desenvolvimento regional. “Ficamos muito felizes em possibilitar ainda mais conhecimento e conectividade para as famílias do campo. É um orgulho levar para as propriedades rurais uma melhor qualidade de vida e colaborar com o crescimento futuro das comunidades. Acreditamos na força do cooperativismo para que as pessoas tenham cada vez mais oportunidades, principalmente em relação aos avanços tecnológicos e o acesso à informação, que tem sido cada vez mais imprescindível”, pontua. 

Para o presidente da Coasa, Orildo Germano Belegante, os associados podem continuar contando com essa intercooperação. “Estamos contribuindo para que as famílias no meio rural consigam ter uma melhor qualidade no sinal de internet, que é fundamental para o crescimento da nossa atividade também como cooperativa. O agricultor está cada vez mais inserido no mundo digital, no mundo dos dados, no mundo da conexão. A agricultura se aproxima dos centros urbanos cada dia mais”, salientou.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, que atende o município de Gentil, teve um papel importante no projeto. O presidente Silvio Borghetti destaca que o apoio ao Gentil Online aconteceu justamente porque os associados do Sindicato são o público beneficiado pelo projeto. “O Sindicato pôde participar financeiramente desse projeto, que achamos muito importante, por se tratar dos mesmos associados. Já desenvolvemos uma iniciativa parecida em Marau, e ficamos felizes em estar fazendo a nossa parte para desenvolver a atividade dos nossos associados, que também são cooperantes da Coprel.”

A realização de projetos como este mostra um dos grandes diferenciais da Coprel Telecom. Além de buscar as melhores tecnologias para oferecer um serviço e atendimento de qualidade aos seus clientes, a empresa tem uma missão social compartilhada com a Coprel Cooperativa de Energia: proporcionar renda, conforto, qualidade de vida e de trabalho às famílias que residem no interior. Quem confia e opta pelos serviços da Coprel Telecom, seja no campo ou na cidade, está contribuindo para o desenvolvimento regional e para a aplicação dos resultados nos municípios de abrangência da cooperativa.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento