08/09/2016

Direitos do consumidor nas compras pela internet

Compras pela internet. Certamente este tema já fez parte das suas conversas com amigos e familiares. Ainda assim, muitos deixam de adquirir um produto ou serviço na internet por medo de “algo dar errado”. Outras pessoas relatam que já tiveram problemas nas compras online, e claro, tem muita gente que simplesmente ama comprar pela internet. Independentemente de qual for o seu perfil, é bom ficar de olho nos seus direitos como consumidor.internet_Coprel Telecom_compras_onlineO advogado Elvis José Alves explica que a lei consumerista tem o objetivo de igualar os direitos de quem efetua uma compra pela internet com os direitos de quem compra diretamente na loja física. Ele comenta que, nas compras realizadas via internet, existe o direito de regresso, ou seja, o direito que o consumidor tem de se arrepender de uma compra realizada pela internet, quando ele recebe o produto e percebe que ele não atendeu às expectativas geradas em função dos anúncios e da visualização do produto somente via internet. Nestes casos, o vendedor é obrigado a aceitar a troca ou a devolução do produto, com o ressarcimento do valor.Ao efetuar uma compra pela internet e enfrentar problemas, o primeiro passo é consultar o fornecedor (o site onde você comprou o produto) e buscar a resolução do seu problema. Os sites mais conhecidos e bem-conceituados costumam ter um bom atendimento de pós-vendas. Mas caso você não consiga resolver desta forma, é possível encaminhar a questão à justiça.Grande parte dos problemas que envolvem a relação de consumo (consumidor e empresa/site que efetuou a venda) ocorre por falta de informações, segundo o advogado Elvis José Alves. Portanto, principalmente na internet, é importante buscar referências dos sites nos quais deseja adquirir algum produto ou serviço, e uma boa fonte de referências é o site Reclame Aqui. Também vale a pena se informar sobre os procedimentos adotados pela empresa quanto à troca e devolução dos produtos, prazo de entrega, verificar se no site da loja constam informações como o CNPJ e o endereço, que são informações fundamentais caso seja necessário iniciar uma ação judicial.Ah, e lembre-se: ainda que você compre em uma loja online de confiança (ou até mesmo em uma loja física) problemas podem ocorrer. Então, é fundamental guardar todos os dados da compra. Conforme Elvis explica, o nome da empresa, protocolo da compra, e-mails que forem recebidos, valores que foram pagos, etc., são importantes e vão auxiliar caso “algo dê errado” e você precise recorrer à justiça para solucionar um problema como consumidor de algum produto ou serviço.[caption id="attachment_941" align="alignleft" width="275"]As mulheres entenderão a "sensação" desta imagem.... As mulheres entenderão a "sensação" desta imagem....[/caption]E para encerrar este post, fazemos um link com o mundo off-line. Sabe aquele ditado “santo de casa não faz milagre”? Pois é. Muitas vezes a gente recorre à internet, sem nem sequer dar uma chance ao comércio local. Lembre-se que as empresas do seu município geram impostos que são revertidos em benefícios para a sua comunidade, proporcionam empregos, renda e desenvolvimento. Claro que as compras online nos proporcionam acesso à artigos que talvez não encontraríamos em nossa cidade, nos ajudam a barganhar preços e a conhecer melhor os produtos antes de ir às compras. Mas não deixe de prestigiar também quem está perto de você.

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