16/10/2019

Especial mês das crianças: canais do Youtube indicados para os pequenos

Foto: Freepick

Meu filho não vai mexer no celular antes dos10 anos”! Essa é uma promessa clássica de pais e mães de primeira viagemque ficam muito preocupados ao verem as crianças por aí “hipnotizadas” pelatelinha. Mas a promessa dura pouco tempo, e antes mesmo de completar o primeiroaninho, os bebês já se encantam e se acalmam com um celular, tablet, ou atémesmo com os vídeos da Galinha Pintadinha na TV. É impossível resistir: atecnologia faz parte da nossa vida e as novas gerações parecem já nascersabendo mexer nos aparelhos eletrônicos melhor que seus pais. Proibir o acessodas crianças às tecnologias também não é saudável, então, o que vale é o bomsenso quanto ao tempo de uso, e claro, a atenção para o tipo de conteúdo que ospequenos estão acessando.

Por isso,indicamos algumas sugestões de canais com vídeos indicados para crianças.Confira:

Turma da Mônica

Com mais de 12 milhões de inscritos, os quadrinhos infantis mais famosos do Brasil também possuem versão de suas historinhas em vídeo, inclusive com narrativas contadas em libras, para deficientes auditivos, e com áudio descrição, para deficientes visuais. Tudo tão bem-feitinho que até os adultos se encantam!  https://www.youtube.com/user/turmadamonicaTV

 

.

 

Castelo Rá-Tim-Bum

Este programa educativo fez muitosucesso nos anos 90. Os episódios da época, além de novos vídeos, estãodisponíveis no canal: https://www.youtube.com/user/videocasteloratimbum

 

.

.

.

O Reino Infantil

Este canal é para crianças bem pequenas, pois traz canções ilustradas (e “suuper” chicletes). Muitas também abordam temas educativos de forma bem leve. As crianças adoram! O único ponto negativo é que os adultos que estiverem por perto, inevitavelmente ficarão o dia todo com as musiquinhas na cabeça, estilo galinha pintadinha!

https://www.youtube.com/user/OReinho

 

 

.

 

Manual do Mundo

Canal voltado para crianças e adolescentes, ensina muitas curiosidades, conteúdos relacionados à área de ciências, com bastante diversão e numa linguagem bem didática.

https://www.youtube.com/user/iberethenorio

 

.

 

Planeta das Gêmeas

As gêmeas Melissa e Nicole, com apenas 10 anos, já figuram nas listas de youtubers mais influentes do Brasil. Com quase 12 milhões de inscritos, os assuntos principais dos vídeos são sugestões de brincadeiras do dia a dia e atividades da rotina das meninas. O conteúdo é produzido em conjunto com a mãe das gêmeas.

https://www.youtube.com/channel/UCqqGXzmJn6biINRt5OILmRQ

 

 

.

 

Show da Luna

Esta é mais uma sugestão para crianças menores, de até 7anos aproximadamente. Luna é uma personagem muito curiosa que pergunta o porquêde tudo. O desenho realiza as explicações de forma didática e lúdica para ascrianças.

https://www.youtube.com/user/OShowDaLuna

 

 

 

 

Quem tem criança em casa deve sempre estar atento aos tipos de conteúdo acessados, supervisionando o uso da internet. Mas vale lembrar que este não é um “problema” exclusivo da web: muitas novelas e programas da TV aberta também não são adequados para crianças. Em contrapartida, tem muito conteúdo bom e oportunidades de aprendizado e conhecimento para os jovens em canais educativos. Use a internet com consciência e tenha mais uma ferramenta a favor da educação! ;)

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento