04/02/2019

Facebook chega aos 15 anos

Uma das mais populares redes sociais da internet no Brasilcompleta hoje, dia 04 de fevereiro, seus 15 anos. São 2,32 bilhões de usuáriosativos mensais no mundo.

A rede social foi criada por pelo estudante de informática epsicologia Mark Zuckerberg junto aos seus companheiros Eduardo Saverin, DustinMoskovitz e Chris Hughes, na Universidade de Harvard (EUA).

O princípio da rede social mais popular do mundo estábaseado no Facemash, que durou apenas dois dias. Esta rede social tinha comopropósito que os usuários avaliassem as fotografias dos universitários deHavard. Sob polêmicas, cerca 22 mil votos foram emitidos por até 450 pessoasnestes dois dias.

O sucesso encorajou o time de Mark, com 19 anos na época, acriarem o que se tornaria a principal rede social do mundo.  Em 04 de fevereiro de 2004 entrou emfuncionamento o “The Facebook” com 1200 alunos conectados em apenas 24 horas. Oserviço foi ampliado para universidades da região de Boston e demais locais dosEUA, passando a se chamar somente “Facebook”.

O ano de 2006 foi marcado pelo salto do Facebook, quandopassou a atender o público em geral, não somente os universitários.Gradativamente as empresas foram entendendo a plataforma como um meio atrativopara divulgação dos seus negócios.

Os dados de 2018 mostraram que o Facebook recebeu 20% dosinvestimentos da internet, ficando atrás apenas no Google nos EUA.


CURIOSIDADE

O botão “curtir” surgiu somente em 2009, mesmo ano em que foilançado um novo layout da rede social. As reactions “amei”, “haha”, “uau”,“triste” e “nervoso”, além do “curtir” foi lançado em 2015.


NEGÓCIOS

Em 2012, o Facebook anunciou a compra do Instagram. OWhatsApp foi adquirido em 2014.  O jornalThe New York Times divulgou na última semana, que está nos planos do Facebookunir WhatsApp ao Instagram e Messenger, para receber mensagens de todas asredes sociais em um único ambiente virtual.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento