30/01/2018

Fake News - Fraudes na internet

Assim como são uma importante ferramenta de disseminação de informações, as redes sociais também tem espaço para aqueles que possuem más intenções na hora de publicar uma notícia. As chamadas fake news, que traduzindo para o português nada mais são do que notícias falsas, tem se tornado a preocupação das autoridades e o motivo é simples: cada vez mais pessoas se deixam levar pelo que leem sem checar se a notícia é verdadeira ou não e consequentemente, caem em golpes que podem causar vários danos.

O assunto tem se tornado pertinente após vários casos conhecidos de pessoas que tem suas identidades roubadas e utilizadas para aplicar golpes, ou ainda pessoas que recebem links e os abrem sem conhecimento, fornecendo assim informações pessoais aos hackers que por sua vez, utilizam-se destas informações para fraudes ou também para golpes. A temática das fake news tem ganhado mais voz graças às eleições, já que durante o período de campanha dos candidatos, surgem na rede muitas notícias, as mesmas que as pessoas podem acessar e tomar para si a informação sem conhecer sua veracidade e mudar todo o rumo de sua escolha na hora de votar.

Embora perigosas, e muitas vezes bem montadas, é fácil descobrir quando uma notícia é falsa, basta seguir alguns passos:

 

Leia além do título: Tome o tempo de ler a matéria toda, não somente a manchete, antes de compartilhar a notícia;

Cheque a origem da notícia: Muitos sites publicam notas sem nenhum embasamento, alguns nem mesmo colocam a fonte de onde foram pesquisados os dados expostos;

Desconfie de sites sensacionalistas: Inclusive desconfie de chamadas escandalosas demais. Sites que já tem certa reputação ruim também devem ser analisados com cautela;

Fique atento ao endereço virtual: Muitos hackers preocupam-se em copiar a estrutura e design inteiros de sites famosos e renomados. Fique atento a URL (endereço virtual que aparece na barra superior da tela) pois nela haverá o nome do site, que muitas vezes pode não ser o correspondente ao que supostamente você está acessando;

Sem título

 

 

 

 

 

Procure notícias em outras fontes: A internet é vasta e se a notícia em questão for verídica certamente outros meios publicarão informações que coincidirão com as informações. Do contrário, desconfie se apenas um site estiver falando sobre o assunto.

 

E aí? Gostou das dicas? É sempre bom ficar atento a informação que consumimos, e verificar se o que estamos lendo é confiável. Esperamos que estas dicas tenham ajudado!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento