15/02/2019

Fim do horário de verão e novo impacto nos aparelhos tecnológicos?

Para quem curte, são os últimos dias de aproveitar o horáriode verão. Quando bater a meia-noite do dia 16 de fevereiro é hora de atrasar orelógio em uma hora.

É dia de ganhar uma hora a mais para fazer o que você maisgosta. Pode ser um descanso merecido, episódio extra da série da Netflix, umtempo a mais com quem você gosta, leitura de umas boas páginas do livrofavorito ou até mesmo uma hora a mais na balada!

Mas tem um lado que não é tão legal assim. Como falamos noinício do horário de verão [link para o post] muita gente percebeu atualizaçãode horário em outros dias fora do programado em celulares, computadores,tablets e até em relógios de rua. Naquele caso, o problema foi as súbitastrocas das datas para início do horário de verão.

Como a data do término está definida a muito tempo, atendência é que as atualizações automáticas aconteçam normalmente. Porém, oGoogle recomenda fazer a troca do horário manualmente, caso tenha algum compromissoimportante no domingo.

No Brasil, 94,2% dos celulares operam com o Android. Outros5,4% são do sistema operacional iOS, segundo a empresa de análise de dadosKantar.


Curiosidade: quem escolhe o horário do seu celular? E como isso acontece?

Todo smartphone, seja Android ou iOS, oferece configuraçõespara o ajuste de data e hora do sistema operacional. Você pode definir ohorário manualmente ou pode deixar as escolhas de data e hora e a de fusohorário automáticas.

Se você opta pela data e hora automática, a informação vemda sua operadora. Se você escolhe pelo fuso horário automático, a informaçãovem de uma aplicação inserida no sistema operacional pela fabricante docelular, como Samsung, Motorola, LG ou Apple, por exemplo.

No caso do iOS, essa aplicação é de responsabilidade daApple. No caso do Android, as "sementes" deste software são plantadasjuntamente com o código-fonte básico do sistema operacional fornecido peloGoogle, mas compete à fabricante desenhar a função que vai aparecer na versãofinal do celular.

Ou seja, a responsabilidade pela hora que aparece no seucelular é, em parte, da operadora, e em parte da fabricante do aparelho.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento