20/07/2021

Gente que se conecta é gente que comemora!

A conexão é o que nos move. Mas são as pessoas que dão vida ao nosso circuito todos os dias. 20 de Julho é o dia do amigo, mas também, é o dia em que comemoramos o start de um movimento estruturado, inovador, escalável e que veio ao encontro dos anseios e necessidades de toda uma região, mudando comportamentos e revolucionando negócios.

Somos jovens, mas há mais de 27 anos, carregamos a inovação em nosso olhar, sempre buscando alternativas melhores de comunicação e alta performance. Nascemos dentro da Coprel e carregamos a mesma energia para desenvolver, investir e resolver. Trilhamos e aceleramos caminhos, abraçamos as tecnologias, nos reinventamos conforme as mudanças, porque afinal, vivemos em um mundo de constantes transformações.

 

Pelas trilhas da conexão: nossa linha do tempo

1994

A primeira experiência da Coprel na área de telecomunicações foi na metade da década de 1990. Os cooperantes/associados já possuíam energia elétrica, que abrangia as comunidades rurais, gerando desenvolvimento e renda. Mas outro fator importante, que ainda não havia chegado ao campo, era a comunicação. Por solicitação do Conselho Consultivo (grupo de lideranças composto por três cooperantes/associados eleitos em cada um dos municípios de atuação da Coprel) iniciaram os estudos para a implantação de um sistema de comunicação que pudesse ser aproveitado tanto pelos cooperantes/associados, como para a comunicação com as equipes de eletricistas dando suporte a operação da Coprel Energia. 

1997

A solução encontrada foi o sistema de rádio e telefonia trunking (UNIDEN) macro celular, que entrou em operação no ano de 1997, composto por 12 estações rádio base instaladas em locais estratégicos dentro da área de atuação da Coprel. Com equipamentos distintos, a estrutura possibilitou a instalação da telefonia rural e também da comunicação via rádio com as equipes de manutenção de redes. Hoje, o sistema somente é utilizado nos locais de difícil acesso, mas sua importância foi fundamental ao dar início à busca de novas tecnologias.

1998

A Coprel instalou uma linha dedicada com Caxias do Sul para ter a primeira internet. Por necessidade da Coprel Energia, de evolução tecnológica de atendimento a seus cooperantes, são inaugurados o Discoprel e o Centro de Operações de Distribuição de Energia, soluções que foram inserindo a Coprel na era digital. 

1999

A Coprel instalou seu próprio "RAS", equipamento que recebia as ligações das primeiras internets discadas para a própria Coprel, para a direção e para a empresa coligada Amisa.

2001-2002

Como o fornecimento de internet na região ainda era incipiente, iniciam-se os primeiros estudos para a ativação de uma estrutura própria de internet, voltada para atender inicialmente a Coprel. Os trabalhos com internet via rádio avançam para melhorar a comunicação com a Amisa e o Hospital Annes Dias, abrindo a comercialização para a comunidade ibirubense.

2003-2004

No ano de 2004, a cooperativa já dispunha de um link profissional de internet e passa a disponibilizar o serviço também para a Amisa, empresas prestadoras de serviço e alguns colaboradores, como forma de testar o sistema. Ainda não há comercialização externa, mas é nítida a demanda por internet de qualidade na cidade e no interior, e a percepção de que nos próximos anos esta seria uma necessidade prioritária para o desenvolvimento dos municípios. 

2006

Com a fundação da Coprel Geração e Desenvolvimento, e percebendo a oportunidade de crescimento no mercado local, inicia-se a comercialização do serviço de internet via rádio para a cidade de Ibirubá. Em 2008, a oferta de internet via rádio foi expandida para municípios próximos à Ibirubá, em conjunto com as primeiras experiências de oferta de internet via rádio no interior. Neste ano, também começam os primeiros estudos sobre a fibra ótica e a viabilidade de sua instalação. 

2007

Foi realizado um benchmarking com a Jackson Energy Authority, na cidade de Jackson, Tennessee/EUA, no intuito de verificar e trazer a tecnologia e serviços de fibra ótica para dados, voz e TV. 

2008

Inicia a expansão da oferta de internet via rádio para municípios próximos à Ibirubá, na área urbana, e no interior conforme demanda para atendimento. Neste ano começam os primeiros estudos sobre a fibra ótica e a viabilidade de sua instalação em Ibirubá. 

2010

É criada a Coprel Telecom Ltda., que passa a agregar todos os serviços de comercialização de internet que antes eram praticados pela Coprel Geração e Desenvolvimento. Com a fundação da empresa, viabiliza-se a construção da primeira rede de fibra ótica, atendendo a área urbana de Ibirubá. Com a conclusão desta rede e o início da comercialização do serviço na cidade, foi criado um nome fantasia: a Triway Internet e Telefonia, que ficou registrado por dez anos. 

2011

São construídas torres para conexão de internet via rádio, que já estava em operação em Ibirubá, e também em municípios próximos e localidades do interior, conforme demanda. 

2012

Foi construída a rede troncal de fibra óptica (backbone), do município de Mato Castelhano até Panambi. Esta rede é diretamente interligada ao backbone central, em São Paulo, de onde parte o sinal de internet para todo o país. Continua a instalação de torres para acesso à internet via rádio, ampliando a atuação da empresa no mercado. 

2013

Iniciou a expansão da oferta de internet 100% fibra óptica para outros municípios, além de Ibirubá. Neste primeiro ano de expansão, foram contempladas onze cidades.  Gradativamente, começa a ser oferecido o serviço de telefonia via fibra. 

2014

Expansão da internet via rádio, atendendo a diversas localidades do interior de 14 municípios. 

2020

Em 2020, mais especificamente no dia 1º de outubro, houve uma mudança de marca, na qual o nome Triway passou a ser Coprel Telecom. A nova marca comercial assume o papel de conectar com os valores e essência da empresa, levando aos cooperantes e clientes ainda mais agilidade e segurança. 

Ao longo deste período, estruturamos uma rede 100% de fibra ótica para oferecer multisserviços (internet, telefonia e TV), e hoje estamos presentes em 36 cidades. Quem opta pela nossa internet, além de contar com serviços de alta qualidade e com o suporte técnico que carrega a marca Coprel, também está fortalecendo uma empresa que tem um grande propósito: levar comunicação para as pessoas, seja no meio urbano, seja no meio rural.

 

Seguimos avançando

A cada nova conexão, nos aproximamos da realização de um sonho.

No dia 20 de julho, a Coprel Telecom comemora 11 anos de empresa, mas trazendo uma história e imprimindo uma marca que entrega a melhor conexão com a vida e com a transformação das pessoas há mais de 27 anos. 

Porque nosso negócio se move com a conexão das pessoas e dos seus negócios com o mundo de forma segura e eficiente. Por isso investimos em serviços inovadores, no atendimento humano e altamente qualificado, da cidade ao campo, encurtando caminhos, aproximando pessoas e facilitando cada vez a nossa comunicação. 

 

A gente comemora porque se conecta!

#FelizDia

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento