10/06/2020

Mitos e Verdades sobre a conexão Wi-Fi

O Wi-fi é um assunto recorrente em todos os canais de comunicação e redes sociais da Coprel Telecom. Afinal, a maioria dos problemas de conexão (internet lenta, travando, quedas frequentes na conexão), tem relação com a conexão Wi-Fi. Roteadores de baixa qualidade ou equipamentos que possuem capacidade inferior à internet contratada, problemas na configuração do roteador ou dos aparelhos, são frequentemente encontrados pela equipe técnica da Coprel Telecom ao resolver problemas de conexão dos clientes. Mas como, atualmente, a esmagadora maioria dos acessos à internet acontecem pela conexão Wi-Fi e não pelo cabo, confira alguns mitos e verdades sobre este aparelhinho tão importante para sua conexão com o mundo.

É preciso trocar o roteador periodicamente?

MITO! A simples “troca” de um roteador usado por um novo não vai, necessariamente, melhorar a velocidade de sua conexão Wi-Fi. Claro que, se você estiver com seu roteador mau configurado e trocar por outro, com as mesmas características, a conexão irá melhorar. O que você precisa observar é as características de uso e se a tecnologia do seu roteador é a mais indicada para o seu tipo de uso. Exemplo: roteadores de 2.4 GHz de frequência tem alcance maior, já os de 5 GHz tem melhor performance quando são usados vários aparelhos simultaneamente. Então, vale mais a pena manter o seu roteador em dia e, na hora da troca, escolher os modelos com tecnologias que atendam a sua necessidade.

Vários aparelhos conectados comprometem a velocidade?

VERDADE! As redes Wi-Fi são bem democráticas. A não ser que você utilize recursos específicos para limitar a velocidade dos aparelhos conectados à uma rede, a regra é que a velocidade seja dividida igualmente entre todos os aparelhos conectados.

 Roteador pode ser infectado com vírus?

VERDADE! Parece estranho e não é tão comum quando outros dispositivos, mas o ataque a roteadores acontece. E o principal “objetivo” dos vírus que invadem roteadores é direcionar você a sites “fakes” para roubo de informações. Para se proteger desses ataques: mude sempre a senha padrão do seu roteador. Fique atento às mudanças na velocidade de acesso de alguns sites.

Usar mais de um roteador melhora a qualidade do Wi-Fi?

MITO! Nestes casos, a melhor alternativa é usar um repetidor. Mais um aparelho roteador de internet na mesma conexão mais atrapalha que ajuda.

Posicionar o roteador em local mais alto melhora o sinal?

VERDADE! Procure deixar seu roteador em um local alto e centralizado.

A senha é necessária na configuração do sinal Wi-Fi?

VERDADE! Por mais que exista a possibilidade de configurar uma rede wireless sem a senha, isso não é nada recomendável. Afinal, uma rede aberta sem proteção poderá ter inúmeros “ladrões” de sinal.

Você conhece mais alguma dica importante para o funcionamento do Wi-Fi aproveitando toda a qualidade da sua conexão? Compartilhe com a gente!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento