11/03/2020

O que é simetria de banda e o que você ganha com isso?

Toda vez que você acessa a internet, o primeiro passo é enviar uma solicitação para a rede. Quando você abre o aplicativo do Facebook no seu celular, é como se fosse enviado uma espécie de “comando”, que irá retornar com as atualizações do seu feed. Outro exemplo: em seu computador, você digita: www.Coprel Telecom.net.br, e o navegador entende que você quer visualizar o site da melhor operadora de telecomunicações do Sul do mundo (somos muito modestos!) =D

Estes exemplos explicam, de forma básica, os processos de upload e download. Upload é quando você envia uma informação, comando ou arquivo do seu dispositivo para a internet, e Download é quando você recebe da internet as informações, arquivos, visualiza sites e confere as atualizações das suas redes sociais. Levando isso em consideração, podemos concluir que é importante que tanto o upload quanto o download tenham boas velocidades, correto? Está certo sim, mas infelizmente muitas operadoras de internet não entregam a mesma velocidade de download e upload, e o pior é que essa informação fica escondida em letrinhas miúdas, tipo assim:
 

PROMOÇÃO: INTERNET 50 MEGA DE VELOCIDADE POR APENAS R$99,90

*Taxa de 50 Mbps de download e 5 Mbps de upload

Caso você não tenha conseguido enxergar as letrinhas do nosso anúncio fictício, vamos traduzir: a internet, anunciada como “50 Mega de Velocidade”, pode ter, realmente, os 50 Mbps de download (o que você pode certificar a partir de um teste de velocidade), porém, só 5 Mbps de upload. Muitos planos de internet são comercializados assim, por isso, muita atenção! Mesmo com altas velocidades de download, seu acesso pode ficar prejudicado. Confira quais os principais recursos que funcionam muito melhor com simetria de banda (mesmas velocidades de download e upload):

- Jogos online (você envia muita informação enquanto joga);

- Redes sociais, principalmente as postagens de fotos e vídeos;

- Envio ou compartilhamento de arquivos em geral (e-mail, WhatsApp, sistemas de educação à distância);

- Ligações em áudio e vídeo (WhatsApp e Skype, por exemplo);

- Aplicativos de navegação por GPS, como Waze, e de transporte, como Uber.

A simetria de banda é muito importante para você acessar internet com qualidade e velocidade. Consulte sempre estas informações na hora de escolher o melhor plano para você. A Coprel Telecom, sabendo da importância da banda simétrica, oferece as mesmas velocidades de download e upload em todos os planos via fibra ótica e via rádio. Se joga!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento