04/08/2020

Pandemia de golpes virtuais

Compartilhe:

Crimes e golpes envolvendo a internet são uma preocupação constante dos órgãos de segurança, das empresas de telecomunicações, das empresas que fabricam e comercializam equipamentos eletrônicos, sites de e-commerce... Enfim, as ações dos criminosos virtuais preocupam a todos que utilizam a internet com boas intenções. Por isso, é importante ficar atento aos golpes que se disseminam em meio à todas as utilidades e benefícios de se estar conectado à web.

Quando um assunto está em alta, gera dúvidas e preocupações, a chance de serem criadas falsas notícias e golpes virtuais é grande. E o assunto da vez é o Coronavírus. É preciso ter atenção redobrada aos conteúdos sobre a pandemia. Confira algumas dicas do nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), associação criada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

1.    Cuidado com boatos e “fake News”. Existe muito conteúdo falso sobre a pandemia “correndo solto” pelos grupos de whats app. Sempre que suspeitar de uma informação, verifique a fonte e não repasse para mais pessoas. 
2.    Atenção redobrada aos links. Em conjunto com as informações alarmantes e falsas, podem haver links que direcionam a sites falsos para disseminação de malwares (vírus) ou roubo de informações.
3.    Cuidado com as mensagens de solicitação de doações. Apesar de existirem muitas ações reais de arrecadação de valores para entidades que necessitam, também existem muitas campanhas falsas. 
4.    Caso perceba que seus contatos estão compartilhando informações falsas, avise-os educadamente, sem ofensas. 
5.    Ao instalar aplicativos que fornecem informações sobre a pandemia, busque instalá-los a partir das fontes oficiais, como o site do Ministério da Saúde, por exemplo, ou lojas de aplicativos. 
6.    Além de proteger contra o Coronavírus, lembre-se de proteger também seus equipamentos contra as inúmeras ameaças da internet, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança. A “verificação de duas etapas” é uma das principais, saiba como fazê-la neste artigo. Aproveite e confira mais conteúdos de qualidade nas redes sociais da Coprel Telecom! 

Artigo da verificação de duas etapas citada: https://www.copreltelecom.com.br/Noticia/por-que-a-verificacao-de-duas-etapas-do-whats-app-e-crucial-para-sua-seguranca

Compartilhe:

Verifique sua área de cobertura e assine agora!

Receba novidades e promoções exclusivas