04/02/2021

Saiba como funcionam os projetos de internet rural da Coprel Telecom

A Coprel Telecom foi idealizada pela cooperativa Coprel para atender a uma das maiores reivindicações dos cooperantes: oferecer internet de qualidade, especialmente no meio rural, onde não havia disponibilidade do serviço. Para poder chegar até o interior, foi implantada uma robusta infraestrutura de fibra ótica e repetidoras de sinal via rádio, atendendo inicialmente a própria sede administrativa da Coprel e também de empresas fornecedoras de serviços e materiais. Ao longo dos anos, foi ampliando a comercialização, e hoje já está presente em 34 cidades, com fibra ótica ou rádio.

A missão da Coprel, “Vida e Renda melhor para seus cooperantes”, foi motivadora da busca constante em investir para chegar com infraestrutura cada vez a mais famílias no campo. A cada projeto realizado, mais e mais famílias passam a desfrutar de uma nova realidade, podendo ter acesso ao universo de possibilidades que a internet oferece: educação continuada, aplicação de tecnologia para aumento da produtividade, entretenimento da família nas horas de lazer, acesso à informação em tempo real, e consolidação da sucessão familiar nas propriedades, pois a qualidade da comunicação é um fator determinante para a permanência ou retorno dos jovens para o campo.

Para atender a área rural, nós da Coprel Telecom precisamos fazer investimentos diferenciados, pois as residências e propriedades ficam muito mais afastadas uma das outras. Portanto, além de ampliar constantemente a nossa infraestrutura visando atender a um número maior de propriedades e residências no interior, realizamos projetos especiais para internet rural, com foco no atendimento de cooperantes da Coprel Cooperativa de Energia. Saiba como eles são realizados.

 

  1. O cooperante liga para o Discoprel (0800 039 0039) e comunica que tem interesse em adquirir internet. O ideal é que ele já tenha em mãos o número de sua matrícula ou CPF do titular da energia, pois isto facilitará o acesso a informações necessárias no sistema, elaborando um pré-cadastro para ser feito o projeto;
  2. O Discoprel repassa esta solicitação à área comercial, que verificará se existe alguma rede de internet próxima que atenda ao cooperante (via fibra ou rádio). Caso exista uma rede pronta para atendimento, a venda já poderá ser efetuada.
  3. Caso não haja uma rede pronta para atendimento, será feito um estudo técnico para verificar qual a melhor forma de atender a esta solicitação: se via fibra, via rádio ou via satélite.
  4. Quando existe a possibilidade de atendimento via fibra ótica ou rádio, a Coprel Telecom estuda, via sistema (Google Earth) quais moradores próximos também poderão usufruir da rede de fibra ou rádio, a ser instalada para atender ao pedido feito pelo cooperante que entrou em contato pelo Discoprel. Este trabalho viabiliza os projetos de internet rural, pois o valor da participação dos interessados é dividido entre todos os moradores.
  5.  Na maioria das vezes, a montagem de uma infraestrutura em local que não possui internet para atendimento exclusivo a um cooperante é inviável. Por isso, é apresentada uma proposta ao grupo de moradores que estão no raio de alcance da rede a ser instalada.
  6. Caso o grupo de moradores aceite a proposta de instalação de internet, a Coprel Telecom realiza a instalação da infraestrutura da rede assim como a conexão em cada propriedade, já incluso nos custos do projeto;
  7. Nos casos em que o interesse do cooperante é isolado, inviabilizando a implantação de uma rede via fibra ou rádio, ou ainda, caso a solicitação parta de um cooperante que reside no interior de um município sem infraestrura de rede, a Coprel possui também a Internet Via Satélite. A instalação deste sistema é independente da estrutura de cabos de fibra ótica ou antenas de rádio.

Para auxiliar com parte dos custos do projeto, a Coprel participa com 50% dos custos totais do investimento e para os outros 50% de participação dos cooperantes possui um convênio de financiamento (exclusivo para cooperantes) com entidades bancárias com linha de crédito em até 60 meses, onde a cooperativa custeia metade do valor da taxa de juros.

Desta forma, nós já viabilizamos muitos projetos de internet rural ao longo dos últimos anos, proporcionando que centenas de famílias tivessem acesso à internet e comunicação de qualidade.

Caso você tenha energia da Coprel em sua propriedade, mas ainda não conhece os serviços da Coprel Telecom, entre em contato com o Discoprel, pelo fone 0800 039 0039 e solicite avaliação da viabilidade sem custo. Conte com a Coprel Telecom para se conectar com o mundo!

 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento