03/01/2022

Seus equipamentos podem estar limitando a internet: confira como resolver este problema

No final de 2021, a Coprel Telecom aumentou a velocidade de todos os seus planos, tanto para novas assinaturas como para clientes da base. A opção mais básica passou a ser de 200 Mega de velocidade, e foi apresentado um novo plano de 1 Giga.

Mas assim que o upgrade foi feito, muitos clientes que tinham planos de 80 mega e que passaram para 200 mega relatavam que a velocidade da internet, mesmo medida via cabo e sem interferências, não passava de 100 mega. Se isso acontece com você, aprenda com a gente como resolver este problema e aproveitar toda a velocidade que a Coprel Telecom oferece:

 

CONEXÕES VIA CABO: 

Tecnologia do Roteador ou Switch: a internet que a Coprel Telecom leva até a sua casa chega por meio da fibra ótica até o modem. A partir de configurações técnicas, é ajustada a velocidade do plano (200 mega até 1 giga).  Um cabo sai do modem e vai até o seu roteador ou switch, que possuem as portas para inserção dos cabos de rede. Porém, se o seu equipamento possui a tecnologia Fast Ethernet (padrão mais antigo) cada uma das portas só irá liberar até 100 mega de internet (100Mbps). Este é um clássico exemplo de um equipamento imitando a velocidade. A solução é adquirir um roteador ou switch com a tecnologia Gigabit Ethernet, onde cada porta possui capacidade de até 1 giga de transferência por segundo (1 Gbps). enlightened

 

Capacidade de transmissão do cabo: se você pensava que a única diferença dos cabos de rede era a cor, é possível que o seu cabo esteja limitando a sua internet. O padrão mais antigo, e também mais simples e barato, é o de categoria 5. Porém, este cabo suporta somente a velocidade de 100 mega de internet. Para utilizar uma velocidade maior, é necessário ter um cabo na categoria 5E, que suporta até 1 giga. Existem outras categorias: 6, 6a, 7 e 8, mas em função do custo, estes modelos são utilizados para necessidades empresariais e técnicas específicas. 

 

Placa de rede de seu computador/notebook: da mesma forma que a saída da internet do roteador ou switch precisa ser Gigabit internet, a entrada do seu computador ou notebook também precisa ter esse padrão. Para consultar, utilize a caixa de pesquisa do sistema operacional Windows e digite “Painel de Controle”. Aberto o painel, acesse a opção “Conexões de Rede” ou “Central de Rede e Compartilhamento” e clique no link Ethernet. Seu computador abrirá uma janela com informações de Status, com a velocidade suportada pela sua placa de rede.

 

Se a velocidade apresentada for 100,00 Mbps, significa que você tem uma conexão Fast. Ou seja, não importa se o seu plano for maior, sua máquina só conseguirá aproveitar 100 Mega. Agora, se a velocidade for de 1,0 Gbps, trata-se de uma porta Giga, aí sim você pode aproveitar todo o potencial de qualquer plano da Coprel Telecom. 

 

A boa notícia para quem tem o padrão antigo é que não precisa trocar de computador ou notebook: você pode trocar somente a placa de rede ou adquirir um adaptador giga internet para aproveitar o plano acima de 100 mega. 

 

CONEXÕES VIA WI-FI:

 

Frequência do roteador: Existem atualmente duas frequências de sinal wirelles: 2.4 GHz e 5 GHz. Os roteadores mais modernos roteiam sinal nas duas frequências, enquanto os aparelhos mais antigos somente transmitem na frequência 2.4 GHz. A frequência 2.4 GHz tem um alcance maior, porém limita a velocidade para cerca de 150 Mbps. Já a 5 GHz alcança até 1 Gbps de velocidade. Portanto, se o seu roteador somente possui a frequência 2,4 GHz, não irá conseguir entregar sequer a velocidade do plano mais básico da Coprel Telecom.

 

Tecnologia do aparelho: Para aproveitar a maior velocidade de internet da frequência 5.0 GHz, o seu aparelho (celular, tablet, smart TV, notebook, etc) precisa ter a tecnologia disponível. Para saber se o seu equipamento tem a tecnologia, é simples: ele precisa reconhecer a rede 5 GHz na lista de redes Wi-fi disponíveis. No caso de celulares antigos, infelizmente não há o que fazer para atualizar para a rede de maior velocidade. No entanto, quem usa notebook pode adquirir um adaptador USB 5.0 GHz e então aproveitar toda a velocidade do plano.

 

A tecnologia avança muito rápido, e a ampla variedade de conteúdos exigem cada vez mais velocidade de internet. Também é necessário que os dispositivos utilizados para acesso tenham maior capacidade de processamento, principalmente os celulares e computadores. Passamos cada vez mais tempo conectados e dependemos da internet para grande parte de nossa rotina de estudos e trabalho. Para otimizar a rotina, é fundamental atualizar os equipamentos e aproveitar a tecnologia que a Coprel Telecom leva até a sua casa ou empresa.  

 

A Coprel Telecom também disponibiliza planos com Wi-Fi incluso (com dual-band e portas Giga Ethernet) para atualizar sua conexão sem que você precise comprar os equipamentos novos.

 

Resumindo as explicações do nosso artigo, confira o checklist para que a sua rede de internet não fique “preza” aos 100 Mbps: 

 

INTERNET VIA CABO:

  • Switch ou roteador com padrão Gigabit ethernet
  • Cabo de dados na categoria 5e ou superior
  • Placa de rede do computador ou notebook no padrão Giga ethernet (ou adaptador) 

INTERNET VIA WI-FI:

  • Roteador dual-band (2.4GHz e 5 GHz)
  • Aparelho compatível com a frequência 5GHz, ou uso de adaptador

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento