30/03/2017

Sites falsos na internet: Como se proteger?

Nesta semana, um cliente Coprel Telecom de Tapejara teve uma atitude bem bacana: entrou em contato conosco pelo Facebook para nos informar de uma phone-hackversão falsa do site do Banco do Brasil a que ele teve acesso via SMS recebido. Como ele reconheceu a fraude, nos comunicou para que tomássemos providências. Nossos técnicos efetuaram a denúncia junto ao Cert.br: o Centro de Estudos, Respostas e Tratamentos de Incidentes de Segurança no Brasil.Infelizmente, mesmo quando um site fraudulento é descoberto, nem a Coprel Telecom, nem qualquer operadora tem autorização para bloquear o acesso. =(Outro fator que dificulta o processo de eliminar sites falsos é quando eles estão hospedados em outro país, cujas políticas de acesso à internet e segurança não são rígidas.Algumas fraudes realizadas por meio de sites falsos são:- Clonagem de cartões de crédito ou recebimento indevido de dinheiro por meio de boletos bancários, em sites de falsos de vendas de produtos;- Roubo da senha de internet banking, o que é feito por meio da cópia de sites de bancos – o que foi o caso da fraude informada pelo nosso cliente. E o que fazer para evitar “cair” nessas fraudes?Antes de fazer qualquer compra online, verifique a reputação do site em serviços como o site “Reclame Aquii”. Todo site de vendas precisa informar o CNPJ da empresa, o qual pode ser pesquisado no site da Receita Federal. O Procon de São Paulo tem uma lista no site da instituição e também uma página no Facebook chamada “Sites Fraudulentos”, com uma lista de mais de 500 sites de comércio eletrônico que são falsos. Obviamente, não se deve comprar qualquer produto ou informar dados bancários ou de cartões de crédito nestes sites.Outra orientação, válida para identificar a autenticidade dos sites, é verificar o “cadeado” ao lado do nome do site, no navegador. Veja a diferença: 

  • Versão oficial do acesso ao internet banking Banco do Brasil, nos navegadores Chrome e Firefox:

site original BB

_________________________________________________________________________

firefox banco do brasil 

  • Versão falsa do acesso ao internet banking Banco do Brasil, também no Chrome e no Firefox: Note que não há o cadeado, e que o endereço é duvidoso:

fraude bb

_________________________________________________________________________

Banco do brasil falso firefox Falando especificamente de bancos, siga estas orientações:- Ao acessar o internet banking pelo seu celular, utilize o aplicativo oficial do Banco.- Ao acessar o internet banking pelo seu notebook ou computador, digite o endereço do banco no navegador. Não clique em links enviados por mensagens SMS ou e-mails.- Bancos não solicitam atualização de dados, senhas e informações do tipo por e-mail. Desconfie e na dúvida, ligue para o seu banco solicitando.- Não acesse sua conta bancária em computadores públicos: Por mais que o responsável pelo computador possa ter cuidados para evitar fraudes, algum criminoso pode ter instalado aplicativos para roubo de informações- Também não acesse a conta do banco em redes Wi-Fi públicas, pelo mesmo motivo do item anterior. Algum cybercriminoso pode ter se infiltrado na rede para capturar as informações.hack-alertOs criminosos estão em todo lugar, e a internet infelizmente não está livre destas ações fraudulentas. E quando falamos do acesso à tecnologia, mais que incluir, é preciso educar, então sempre que possível confira as dicas de segurança e tecnologia, e repasse a quem ainda não tem conhecimento. Todos nós podemos ajudar na construção de uma internet mais segura!O site mais completo sobre o assunto no Brasil é do próprio Cert, por isso fica mais uma vez a dica para acessar os conteúdos neste link.  ;) 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento