21/02/2020

Whats App X Telegram

Um dos maiores fenômenos da internet mundial em todos os tempos, o Whats App é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, que contemplam texto, áudio, imagens, vídeos e arquivos diversos. Claro que essa explicação é apenas uma introdução ao texto, pois, se você está lendo este artigo pelo site da Coprel Telecom, Instagram, Facebook ou Linked In, as chances de não conhecer o Whats App são praticamente nulas.

De uns tempos para cá, temos ouvido falar também no Telegram. Ele não é tão famoso quanto seu “irmão mais velho” – tanto que, a explicação mais simples e eficaz para falar do Telegram é dizer que ele é um aplicativo semelhante ao Whats. No entanto, o Telegram possui funcionalidades diferentes que justificam o uso dos dois APP’s em seu smartphone.

O Whats App foi criado em 2009, e possui mais de 120 milhões de usuários ativos só no Brasil (lembrando que a população brasileira é de 209 milhões de pessoas). O grande “pulo do gato” do aplicativo é o engajamento dos usuários: 70% usam a ferramenta diariamente, e a taxa de abertura de mensagens chega aos 90%.  Já o Telegram foi criado em 2013 e possui cerca de 200 milhões de usuários ativos no mundo todo (cerca de 6 vezes menos que o Whats App). Então, o que justificaria seu uso? Vamos ao que interessa:

FUNCIONALIDADES EXCLUSIVAS DO TELEGRAM:

  • Possibilidade de conversar com outros usuários da ferramenta por meio de um chat secreto com autodestruição. Neste modo de conversa, você é notificado se o seu contato na conversa tira um print da tela, e pode programar a exclusão automática das mensagens após um tempo determinado depois da visualização, que é configurado por você mesmo.
  • Criação de supergrupos com até 200 mil membros, o que supera bastante os 256 permitidos no Whats App;
  • Criação de “Canais” com número ilimitado de participantes.
  • Possibilidade de Agendar Mensagens, o que ajuda bastante para empresas que utilizam os grupos.

FUNCIONALIDADES EXCLUSIVAS DO WHATS APP:

  • Como os grupos e listas de transmissão do Whats App são limitadas a 256 contatos, no uso pessoal, do dia-a-dia, não se pode dizer que o Whats tenha configurações superiores às do Telegram. No entanto, o aplicativo Whats App Business (que apesar de se comunicar perfeitamente com o tradicional Whats App, exige o download do aplicativo específico e consequentemente a criação de uma conta comercial), tem uma série de recursos exclusivos, como a possibilidade de criação de um perfil da empresa com nome, endereço, site, e-mail, horários de funcionamento, descrição do negócio e catálogo de produtos; respostas rápidas, mensagens de saudação e ausência, classificação de contatos, etc.

 

Qual escolher:

Atualmente, se você quer continuar se comunicando com as pessoas por meio de mensagens, não tem como excluir o Whats App da sua vida. O Telegram está crescendo muito, porém, ainda não justifica seu uso exclusivo. A dica é fazer o download do app e criar uma conta do Telegram (é tão simples como no Whats), e ir conferindo o aplicativo, participando de Canais que divulgam conteúdo do seu interesse, etc.

De uma coisa você pode estar certo: nada é permanente ou estático na tecnologia. Logo, logo, este textinho estará desatualizado. Os App’s citados estarão com novas funcionalidades, ou então surgirão outros mensageiros instantâneos. Por isso, não espere para compartilhar este artigo com seus amigos!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento