04/11/2022

Wi-Fi público de Passo Fundo terá a qualidade Coprel Telecom

     O município de Passo Fundo está dando mais um importante passo para democratizar o acesso à internet, que terá a qualidade Coprel Telecom. Nesta sexta-feira (04/11) o presidente da Coprel Telecom, Jânio Vital Stefanello, o facilitador Luis Fernando Volpato, e o orientador de vendas Rodrigo Machado, estiveram em Passo Fundo, formalizando o contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Passo Fundo, juntamente ao prefeito Pedro Almeida, vice-prefeito João Pedro Nunes,  representando do legislativo, vereador Gio Krug, secretário de planejamento Giezi Schneider e demais autoridades presentes. A Coprel Telecom foi a vencedora do Pregão Eletrônico 138/2022, e irá fornecer internet para 54 pontos públicos do município de Passo Fundo.  

O projeto de internet pública também será uma ação no âmbito do Projeto Viva a Praça, programa governamental criado na gestão do Prefeito Pedro Almeida, que visa disponibilizar acesso à internet, novos playgrounds, câmeras de segurança, áreas de estar e reforço na iluminação em diferentes praças e áreas verdes ainda não equipadas do município.

     O sistema licitado, que será fornecido pela Coprel Telecom, seguirá todas as recomendações de segurança e as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). “Para isso, ao acessar o Wi-Fi, o usuário deverá preencher um cadastro para utilizar a internet.  Também poderá haver bloqueios de determinados tipos de conteúdo, conforme solicitado pelo poder público”, explica Rodrigo Machado. 

     O prefeito Pedro Almeida, destaca a importância da internet nos principais pontos do município “Assim como Campo Conectado, projeto que leva internet da Coprel Telecom ao interior do município, firmamos mais este contrato, onde levaremos acesso aos parques, praças e demais locais públicos incentivando a tecnologia para nossa população” ressalta.

     Dentre os locais que serão contemplados já nesse primeiro momento, encontram-se as praças centrais – Praça Armando Sbeghen, Praça Capitão Jovino, Praça Antonino Xavier, Praça Tamandaré, Praça Tochetto, Praça Marechal Floriano e Praça Cidade Nova – e o Parque da Gare. Além desses, também será disponibilizado Wi-Fi à Escola das Profissões, ao Parque Fredolino Chimango (próximo ao antigo quartel), que está sendo requalificado, à Farmácia Central e aos prédios do Passo Municipal, para melhor atender a comunidade. A disponibilização de Wi-Fi público atende principalmente jovens estudantes e a população de baixa renda, que não possuem planos de internet banda larga no smartphone, ampliando o acesso à internet. 

     “É motivador para nós firmarmos este contrato, que vai ampliar o acesso à internet de qualidade para a população de Passo Fundo. A Coprel Telecom nasceu para ampliar o acesso à comunicação de qualidade e sempre trabalhou em parceria com o poder público e cooperantes para ampliar o número de pessoas contempladas com internet de alta qualidade. Portanto, este projeto é um exemplo que poderá ser replicado por mais cidades”, destacou o presidente Stefanello. 

     A Coprel Telecom concluiu todo o planejamento técnico das instalações, e iniciará a instalação física, sendo que o primeiro ponto de acesso será entregue até o final deste mês. As velocidades por ponto e a quantidade de acessos simultâneos foram pré-estabelecidos no edital, porém poderão ter variações e ajustes, conforme os pontos forem sendo implantados, possibilitando o entendimento das necessidades dos usuários.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento