24/06/2021

6 dicas para o seu notebook durar mais

Nos últimos meses, o preço da maioria dos produtos eletrônicos aumentou consideravelmente. Com a pandemia, passamos a utilizar ainda mais estes dispositivos, seja para trabalhar, estudar ou se comunicar. Portanto, quanto mais tempo a gente puder utilizar os equipamentos com bom desempenho, melhor, não é? Confira algumas dicas importantes da Coprel Telecom para aumentar a vida útil do seu notebook:

  1. Invista numa mesa apropriada para usar o notebook no colo

Evite usar o notebook no colo, pois inevitavelmente você vai movimentá-lo e também vai prejudicar as saídas de ar. Esta prática causa dois grandes problemas: a movimentação de um computador com HD tradicional enquanto estiver sendo usado pode causar danos a este componente que guarda todos os seus arquivos, além do fechamento das saídas de ar, que pode provocar um superaquecimento, causando prejuízos de desempenho, sem falar na redução da vida útil do seu equipamento. Com uma mesa específica (existem vários modelos) você poderá utilizar o note em seu colo na cama, no sofá, com segurança e conforto.

  1. Evite movimentar bruscamente o seu notebook durante o uso

Pelo fato de ser um dispositivo projetado para ter a mobilidade de ser transportado de um lugar a outro, “abusamos” desta característica. Ao fazer isso, lembre-se de evitar movimentos bruscos. Se o seu laptop estiver equipado com um HD, este cuidado evita danos no equipamento. No caso dos notebooks que já possuem o SSD, a movimentação dificilmente causará maiores danos. 

  1. Administre o uso da bateria

Inevitavelmente, com o passar do tempo a bateria de qualquer notebook vai perdendo a capacidade de carga, suportando cada vez menos tempo o uso sem conexão à energia elétrica. Mas alguns cuidados podem elevar a sua vida útil: não deixe o notebook o tempo todo carregando na tomada, e também evite deixar a bateria acabar completamente até desligar o notebook. De vez em quando acontece, a gente sabe, mas evite fazer disso uma prática constante.

  1. Conheça e respeite a capacidade de uso

Se você possui um notebook básico, programado para usar internet e programas do dia a dia como o pacote office, não adianta insistir: você não vai conseguir jogar um game pesado ou editar vídeos em programas profissionais.  Só de tentar, é bem provável que o note “trave” várias vezes, esgotando com a sua paciência e com a vida útil dos componentes internos. Se você precisar utilizar programas ou jogos que exigem grande capacidade de processamento, certamente precisará investir em um desktop ou notebook de maior capacidade.

  1. Manutenção periódica

Se você não possui conhecimentos avançados de informática a ponto de abrir seu notebook, realizar uma limpeza, bem como, atualizar os softwares utilizados, é muito importante realizar uma visita periódica ao técnico de informática de sua confiança para fazer esta manutenção. Os técnicos da Coprel Telecom, ao se deslocarem até a residência dos clientes para realizar atendimentos relacionados com lentidão da internet, já se depararam com notebooks com programas desatualizados, plug-ins nos navegadores, vírus consumindo todo o processamento e deixando toda a operação com o notebook lenta – principalmente o acesso à internet. Por isso, esta manutenção é imprescindível. wink

  1. Limpeza de Notebooks e MacBooks

Antes de limpar a parte externa do seu Notebook ou MacBook, MacBook Pro ou MacBook Air, desligue o computador e desconecte o adaptador de alimentação. Depois, use um pano úmido e macio que não solte fiapos para limpar a parte externa do computador. Não deixe entrar umidade nas aberturas. Não borrife líquidos diretamente no computador. Não use aerossóis, solventes, produtos abrasivos ou produtos de limpeza que contenham peróxido de hidrogênio que possam danificar o acabamento. Já para limpar a tela do seu Mac, desligue o computador e desconecte o adaptador de alimentação. Umedeça apenas com água um pano macio que não solte fiapos e use-o para limpar a tela do computador.

Tudo que é relacionado à informática e tecnologia avança rapidamente, mas claro que queremos aproveitar os equipamentos que adquirimos ao máximo, para compensar o investimento feito. Estando com os recursos de informática bem configurados, você também utiliza melhor a capacidade da sua internet – principalmente os planos de alta velocidade ;) Siga estas dicas e tire o melhor proveito deste recurso tão importante em nossa rotina e em nossa vida que é cada vez mais conectada. blush

#dicaCoprelTelecom

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento