22/08/2023

A Importância da Internet no Meio Rural

Com muita frequência, somos impactados em todas as mídias (TV, rádio, Websites, Redes Sociais, Outdoors) por anúncios promocionais de planos de internet, móvel ou residencial, telefonia e TV por assinatura. Anúncios estes que oferecem tanto mais qualidade e velocidade de acesso, como preços atrativos. Esta grande oferta de serviços de telecomunicações, no entanto, está presente para quem reside nos centros urbanos, onde a maior densidade populacional proporciona o retorno do investimento de implementação de infraestrutura de acesso à internet.
Já para quem vive nas áreas rurais, a realidade é bem adversa. Devido à baixa densidade populacional, as operadoras nacionais de telecomunicações não possuem interesse econômico em investir para acesso nestas áreas. Por isso, as cooperativas de infraestrutura que já atuam nestas regiões levando energia elétrica, por solicitação de seus cooperados, buscaram alternativas para a disponibilização dos serviços de telecomunicações.
Através de parcerias público-privadas, investimentos destinados em Assembleia das cooperativas para projetos de internet rural, e contrapartida financeira dos próprios cooperantes beneficiados, a Coprel Telecom já construiu mais de 6.425km de rede de fibra ótica em áreas rurais, possibilitando acesso à internet para mais de 13.778 mil famílias que não tinham acesso (ou cuja tecnologia disponível para acesso não oferecia estabilidade e velocidade de conexão).

 A partir das experiências que a Coprel constatou a campo, analisando o histórico dos cooperantes e agora também clientes de internet da Coprel Telecom, destacam-se   importantes vantagens e benefícios do acesso à internet no meio rural:
 
SEGURANÇA: a segurança no meio rural exige cada vez mais atenção dos órgãos públicos, e a internet tem se tornado uma grande aliada para o aprimoramento dos sistemas de segurança. Com a estabilidade e qualidade oferecida pelas redes de fibra ótica, torna-se possível a instalação de sistemas de monitoramento como câmeras  de vigilância e sensores com alertas instantâneos aos órgãos de segurança pública. A mera instalação destes sistemas já atua na prevenção de crimes e no aumento da sensação de segurança; e nos casos de efetivação de alguma ocorrência, permite o rápido acionamento das autoridades e serviços de segurança, sejam eles privados ou públicos. Diversas comunidades rurais organizam-se para instalação de câmeras em pontos estratégicos, contando inclusive com apoio de empresas e do poder público local.
 
CUMPRIMENTO DE NORMAS E REGRAS FISCAIS (NFP-e): O próprio governo reconhece a limitação do acesso à internet no meio rural e, em virtude disso, por diversas vezes já foi prorrogado o prazo para adequação dos produtores rurais para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). No dia 19 de abril de 2023, foi publicado no DOU a prorrogação do prazo de obrigatoriedade para pequenos produtores rurais aderirem à Nota Fiscal Eletrônica, até então prevista para 1º de julho de 2023, para 1º de maio de 2024. Como principal justificativa para a prorrogação, está o fato de que apenas 28% dos estabelecimentos rurais do país possuem acesso à internet, o que inviabiliza a emissão do documento. Com a ampliação do serviço no meio rural, torna-se possível a exigência da NFP-e, possibilitando maior controle da movimentação de produtos agropecuários e, consequentemente, a arrecadação justa nas transações.
 
 
SUCESSÃO FAMILIAR: Este é, certamente, o aspecto de maior relevância social quando se aborda o tema da internet no interior. O êxodo rural, com diminuição do número de propriedades, se deve em grande parte ao fato de os jovens não terem acesso à comunicação de qualidade no interior e, em virtude disso, se sentirem alheios aos acontecimentos mediados pelas redes sociais. Além disso, a impossibilidade de acesso ao entretenimento digital (streaming, jogos ao vivo, videochamadas, dentre outros) para quem vive no campo e não tem acesso à internet, também é um fator de atração dos jovens para os centros urbanos. No entanto, esse jovem que migra para as cidades, na maioria das vezes, perde a oportunidade de empreender, gerar renda e diversificar a propriedade da família, aproveitando sua vocação e constituição cultural. E acaba por ter uma renda muito menor à que poderia obter trabalhando na atividade familiar. As pequenas propriedades vão sendo adquiridas por grandes proprietários rurais e assim, a tendência é de maior desigualdade social e desestímulo à diversificação de atividades no meio rural.
Com a chegada da internet de qualidade no meio rural, essa realidade passa a mudar. Os jovens, ao terem acesso às redes sociais, entretenimento e multisserviços oferecidos através da internet , sentem-se valorizados, podem interagir socialmente no ambiente digital, buscar qualificação, trocar experiências com outros jovens e aproveitar todas as possibilidades do mundo digital de forma conjunta com o trabalho no campo.
 
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: A internet no meio rural possibilita o uso de uma série de tecnologias, revolucionando a maneira como as atividades no campo são realizadas. O aumento de investimentos e da eficiência, otimização da produção, redução de custos, melhoria da qualidade, melhor gestão e controle das atividades são possíveis graças ao uso das novas tecnologias conectadas no meio rural. Um dos principais exemplos é a Agricultura de Precisão, onde a internet permite o uso de sensores, drones e equipamentos agrícolas conectados para monitorar e gerenciar de forma precisa cada aspecto da produção. Isso inclui a análise do solo em tempo real, o monitoramento do crescimento das plantas, a aplicação precisa de fertilizantes e pesticidas, tudo visando uma produtividade otimizada e uma utilização mais eficiente dos recursos.
Outro grande exemplo é a gestão e automação de rebanhos. Muitos produtores que possuem acesso à internet estão adotando tecnologias como coleiras de monitoramento animal para analisar o comportamento, a saúde e o bem-estar dos animais. Os dados coletados auxiliam na identificação de problemas de saúde, alimentação, e no aumento da eficiência na criação de animais. Outra realidade que está cada vez mais presente nas propriedades, somente sendo possível sua implantação em locais com cobertura de internet de qualidade, é a utilização de robôs na atividade leiteira, melhorando a qualidade da produção e qualidade de vida dos produtores, que ganham mais tempo para dedicar-se à gestão da propriedade. 
A conectividade à internet rural abre portas para os agricultores acessarem informações de mercado em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais informada sobre preços, demanda e tendências. Além disso, plataformas de comércio eletrônico e aplicativos podem facilitar a compra e venda de produtos.
 
QUALIFICAÇÃO: A ausência de internet no meio rural desestimula a continuidade dos estudos de nível técnico ou superior pelas pessoas que vivem no campo, ou exige a mudança para as cidades a fim de prosseguir com os estudos. Com internet de qualidade no interior, abre-se um grande leque de possibilidade de formação, em especial em Escolas Técnicas e Universidades que oferecem cursos à distância (EAD), sendo que o jovem consegue aliar a atividade prática do dia-a-dia na atividade rural com os estudos. 
 
INTERCOOPERAÇÃO: Quando a internet chega a uma propriedade rural, ela não chega “sozinha”. Um universo de possibilidades passa a se tornar realidade na vida de uma família que está conectada. Mais entidades cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito e saúde passam a ter um acesso facilitado a fim de oferecerem serviços que apoiem o desenvolvimento das atividades do produtor.
À medida em que a internet se expande para áreas rurais, ela não apenas traz conectividade, mas também uma série de oportunidades que estão redefinindo a vida no campo. A disparidade entre as áreas urbanas e rurais, em termos de acesso à tecnologia, está gradualmente sendo superada graças a iniciativas como a da Coprel Telecom, que tem desbravado fronteiras para proporcionar a conectividade que há muito tempo era esperada nas regiões rurais. À medida que a conectividade se estende, o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais se fortalece.
Portanto, é importante e fundamental continuar a impulsionar essa transformação, para que cada vez mais famílias rurais sejam incluídas em projetos de internet rural. A possibilidade de ofertar todos estes serviços com a tradição, qualidade e representatividade do cooperativismo é um passo muito importante nesta jornada rumo a um campo conectado e com mais oportunidades.
 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento