30/07/2015

Aprenda como otimizar sua rede Wireless

Mesmo com as redes de dados móveis via celular, o com Wi-Fi continua sendo o mais usualAtualmente, é difícil imaginar uma casa sem uma conexão Wi-Fi, pois a procura por notebooks e dispositivos móveis é cada vez maior, devido à praticidade destes equipamentos.Mesmo quem possui uma conexão de dados via operadora de telefonia celular em seu dispositivo, dificilmente deixa de usar a rede Wi-Fi. Isso porque a infraestrutura de telecomunicação móvel no Brasil ainda não comporta a grande demanda dos usuários pelo serviço de internet, e nas regiões do interior como a nossa, em muitas cidades/localidades o sinal 4G ainda não é realidade.Além disso, navegar 100% do tempo na rede móvel do celular consome rapidamente a franquia de dados contratada nos planos, e mesmo para quem tem planos de 1Gb ou texto wfimais (que podem ser considerados ótimos planos) sabe quem com alguns downloads e horas de navegação se consome todo o pacote de dados: e o restante do mês, precisa navegar com velocidade reduzida.É por esses motivos que a conexão de internet wireless ou Wi-Fi é tão requisitada e merece nossa atenção para sempre funcionar com toda a capacidade e oferecer o melhor da internet. Afinal, para navegar com mais velocidade, fazer download de arquivos, utilizar com efetividade os aplicativos da web, é necessária a conexão Wi-Fi, na qual não há franquia e você pode estar conectado com o máximo de velocidade o tempo todo.Diversos fatores podem influenciar para que o seu roteador funcione melhor e ofereça um sinal Wi-Fi de qualidade, aproveitando a velocidade da sua internet. Confira algumas dicas para ajudar a melhorar a capacidade, o desempenho e a segurança de sua rede sem fio, da sua casa ou de sua empresa:

  • Equipamentos atualizados

Assim como qualquer aparelho eletrônico da sua casa, o Wi-Fi também está em constante mudança. Sempre que possível, atualize seu aparelho, ou o troque por um novo, para garantir mais velocidade.

  • Posicionamento:

É extremamente importante a localização do roteador em sua casa. Mesmo que ele não seja um artigo de decoração, é preciso que ele fique localizado ao centro da residência, em um lugar alto e livre de obstáculos. Assim, você consegue distribuir melhor o sinal e a velocidade da sua internet.Diferente da televisão, as antenas do roteador não funcionam melhor se você posicionar as antenas em sua direção. Por isso, deixe sempre as antenas do aparelho apontadas para cima.

  • Aparelhos que causam interferência:

Existem vários aparelhos dentro da sua casa que podem causa interferência na sua rede Wireless. Exemplos: telefones sem fios, forno micro-ondas, outros roteadores... Uma dica para evitar que isso aconteça é comprar aparelhos com frequências diferentes do roteador ou mantê-los longe um do outro, o que acaba resolvendo na maioria dos casos.

  • Ladrões de sinal:

Por mais que você tenha uma senha já cadastrada em seu roteador, pode ser que ela não seja forte demais ou de fácil adivinhação, com isso vizinhos e conhecidos podem estar roubando sinal da sua internet, a deixando mais lenta. O melhor modo de evitar que isso aconteça é escolher um padrão de segurança mais avançado. Além disso, escolher senhas fortes que incluam números e caracteres, mudá-las frequentemente também é recomendado.

  • Repetidores de sinal:

Como o próprio nome já diz, ele recebe o sinal do wireless do roteador e o distribui em pontos estratégicos da casa, melhorando a cobertura e ultrapassando os obstáculos.Se nenhuma das dicas resolveu, está na hora de você entrar em contato com um técnico especializado que poderá lhe ajudar. Nenhuma “mandinga” caseira ou dicas da vovó resolvem, como colocar papel alumínio no roteador ou lã de aço (bom e velho Bombril) nas antenas. Otimize o wireless da sua casa, assim você pode usufruir de toda velocidade da sua internet.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento