20/05/2022

Gerenciador de senhas: esqueça os blocos de notas e garanta sua segurança!

O número de cadastros com login e senha necessários para utilização de e-mails, sistemas de trabalho, redes sociais, e-commerce, sites de notícias e toda a infinidade de recursos que a internet oferece tornam humanamente impossível a tarefa de memorizar os dados de acesso. Não bastasse a quantidade de sistemas necessários, a complexidade exigida para as senhas (números, letras, caracteres especiais) exigem, cada vez mais, nossa atenção e controle para não perder o acesso a algo importante. A questão é: como manter estas informações em segurança? Para isso exigem os gerenciadores de senha. 

 

Antes de falarmos dos gerenciadores, é preciso relembrar alguns conceitos básicos na criação de uma senha segura. Quanto maior o número de caracteres e a diferenciação entre eles: números e letras, maiúsculas e minúsculas e uso de caracteres especiais, maior a dificuldade de ter sua senha decifrada por um ataque “força bruta” realizado por hackers que utilizam sistemas automatizados para tentar descobrir a senha na base da tentativa e erro. É importante evitar nomes comuns e óbvios, datas de aniversário e outras. Também é fundamental não cair na tentação de utilizar a mesma senha em diversos sites, o que pode colocar a segurança de todas as aplicações que compartilham a senha em risco. 

 

Outra medida de segurança é evitar clicar em links desconhecidos, instalar aplicativos e programas duvidosos, pois existem vírus que, uma vez instalados no celular ou computador, rodam aplicações para descobrir as senhas salvas no dispositivo.

 

O que fazer, então? 

Anotar as senhas em uma agenda ou qualquer papel físico está fora de questão, pois há o risco de perder ou ser roubado. Colocar as senhas em um bloco de notas ou arquivo word também não é recomendado, pois se o seu computador ou celular for perdido, roubado, infectado por vírus ou sofra qualquer tipo de acesso indesejado, suas senhas estarão em risco. Até mesmo quem salva as senhas na nuvem (google drive, e-mail, evernote) o que à primeira vista parece mais adequado, também corre o risco de ter sua conta invadida e, assim, perder o acesso a todas as senhas e ter as contas invadidas. Levando tudo isso em consideração, os profissionais de informática e segurança virtual recomendam o uso de gerenciadores de senha. São aplicativos desenvolvidos especialmente para guardar senhas e outras informações que o usuário precisa manter em sigilo, com diferentes níveis de segurança.

 

Conheça algumas opções de aplicativos: 

1Password: é provavelmente o mais conhecido. Não possui versão gratuita – apenas uma versão teste de 14 dias. O plano pago parte de R$ 20,99 mensais, portanto é uma aplicação que requer este investimento. 

Bitwarden: Este gerenciador é tido como um dos mais completos em sua versão gratuita, em que pode ser utilizado em mais de um aparelho ao mesmo, salvar senhas ilimitadas e ter acesso à maioria dos recursos sem custo. Seu uso é bastante simples e intuitivo. 

LastPass: Mais uma boa opção de gerenciador com versões gratuitas, tem uma apresentação muito profissional e intuitiva. Também é repleto de recursos e possui um visual bonito. Uma desvantagem é que não pode ser utilizado ao mesmo tempo em mais dispositivos na versão grátis.  

True Key: Este aplicativo é desenvolvido pela McAffe, empresa especialista em desenvolver programas de segurança online. Mais uma opção com diversos recursos, layout bonito e fácil de utilizar, porém a versão gratuita guarda somente 15 senhas. A boa notícia é que possui planos mais acessíveis que as demais aplicações. 

 

Independente do aplicativo que você for utilizar, será necessário lembrar de apenas uma senha: a que dá acesso ao gerenciador. Esta senha você precisa memorizar, pois não fica salva, para a sua segurança. Também é possível utilizar recursos como leitor de digital para acessar o gerenciador. Outra ferramenta dos gerenciadores é a possibilidade de gerar sugestões de senhas fortes e integração com aplicativos e redes sociais. Alguns até permitem que você altere a senha dos seus acessos direto do gerenciador, sem precisar entrar nos sites. Além destas opções que citamos, existe muitas outras: o que não dá mais é para salvar suas senhas no e-mail, na agenda ou em um documento do seu computador ou celular sem nenhuma proteção.

Curtiu essa dica? Então compartilha com alguém que também vai adorar saber.
 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento