12/02/2021

Home office: Como ser mais produtivo trabalhando em sua casa

A prática de “Home Office”, ou seja, o “trabalho em casa”, já existe há um bom tempo. Mas foi no último ano, devido à pandemia, que esta forma de trabalho se popularizou. Pensávamos que era uma adaptação que duraria poucos meses, mas já se passou praticamente 1 ano e ainda não temos uma previsão de quando a rotina voltará ao normal.  E mesmo quando voltar, é bem possível que muitas empresas adotem o modelo de trabalho home office ou em formato “híbrido” - períodos no escritório e períodos em casa - como padrão. Aqui na Coprel Telecom, esta prática já era adotada antes da pandemia para alguns setores da empresa.

 Já que esta nova forma de trabalhar veio mesmo para ficar, confira algumas dicas importantes que podem auxiliar a deixar sua rotina mais produtiva!

 

  1. Crie um ambiente de trabalho

Não estamos falando em reformar a casa e montar um escritório personalizado para você (claro que, se tiver condições para isso, será ótimo!). Mas a ideia é buscar um local da casa em que você consiga se concentrar, que disponha de uma mesa e cadeira confortáveis e ergonômicas. Nada de trabalhar no sofá ou na cama... Além destes locais reduzirem a concentração, podem prejudicar a sua postura, gerando dores e lesões.

  1. Procure manter a rotina de cuidados semelhante ao trabalho regular

Não fique desleixado com seu visual por estar trabalhando em casa. O ambiente doméstico permite um visual mais confortável, mas o fato de se vestir e arrumar para o trabalho repercute positivamente no seu psicológico: roupa para trabalhar é diferente de roupa para dormir: mesmo que você não tenha reuniões online ou videoconferências.

  1. Organize seu horário e respeite horários de trabalho e de descanso

Tenha disciplina e organização para cumprir sua carga horária de trabalho de forma produtiva, minimizando as distrações. Não interrompa seu trabalho para atividades domésticas. Uma boa dica neste sentido é utilizar a técnica “Pomodoro”, em que você se dedica exclusivamente à tarefa em andamento por 25 minutos e em seguida, descansa 5 minutos. Após quatro ciclos de trabalho de 25 minutos, descanse por 15 a 30 minutos.

  1. Mantenha a comunicação com os colegas de trabalho

O Home Office só é possível porque dispomos de uma rede de comunicação ampla e de fácil acesso. E-mails, aplicativos de mensagens instantâneas e videoconferências permitem a comunicação em tempo real. Por isso, aproveite estes recursos para compartilhar ideias, esclarecer dúvidas e ficar em contato com os colegas.

  1. Mantenha seus equipamentos em bom estado de uso

Ter um bom equipamento de trabalho é fundamental para conseguir realizar as atividades de forma eficiente. Neste item, duas coisas são imprescindíveis: manter em dia a manutenção do seu computador ou notebook, e contratar um serviço de internet de qualidade com suporte técnico eficiente. Além de fazer você perder tempo, um computador ou internet travando ainda te deixam frustrado, prejudicam seu humor e fazem suas produtividade despencar. No caso do computador, busque um técnico de confiança para deixar seu note ou micro em dia e livre de vírus. E para uma internet 100%, fale com a gente! A Coprel Telecom atende 24h no telefone 0800 039 0039 e consulte os diversos planos disponíveis, conforme a sua necessidade.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento