18/05/2020

ICQ “NEW”: Mensageiro que foi sucesso nos anos 90 volta com versão semelhante à Whats App e Telegram

O ICQ foi o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no final da década de 90. Criado em 1996, no tempo em que a internet ainda era pouco utilizada no Brasil e quem tinha o privilégio de ter uma conexão com a web em sua casa, tinha a internet discada, o mensageiro instantâneo foi um grande sucesso. Mas a partir dos anos 2000, foi perdendo espaço para o extinto “MSN” da Microsoft.


Se você tem 20 anos de idade ou menos, é bem provável que nunca tenha ouvido falar nestes comunicadores instantâneos que marcaram época e caíram no esquecimento graças ao surgimento de outras tecnologias. Mas o ICQ New chegou com a promessa de “ressuscitar” a marca com muitos recursos que o tornam muito competitivo com o consagrado WhatsApp e seu concorrente Telegram.

Ao testar o ICQ New, você perceberá muitas funcionalidades semelhantes ao comunicador instantâneo mais utilizado mundo afora, o WhatsApp: as tradicionais conversas por mensagem de texto, voz, chamadas por áudio e vídeo, envio de arquivos e criação de grupos.


No entanto, o ICQ New possui diversos diferenciais, como a transcrição automática de áudios enviados por clipes de voz, utilização de filtros nas chamadas de vídeo e ligações instantâneas para até 30 pessoas (sendo que no whats, são até 4 pessoas por vez). Outro recursos do ICQ New (que o assemelha ao Telegram) é a criação de grupos com milhares de pessoas. No WhatsApp, os grupos são limitados a 256 usuários.


A integração do aplicativo do celular com um computador e notebook é um recurso bem importante, e que no WhatsApp somente funciona enquanto seu celular estiver conectado à internet (seja por dados móveis ou WhatsApp). No caso do ICQ New, a integração desktop precisa ser feita somente uma vez. O navegador utilizado ficará salvo e você poderá conversar com seus contatos do ICQ mesmo sem estar com seu smartphone conectado.


Por fim, outro recurso bem interessante que não podemos deixar de mencionar é a possibilidade de criar um nome (apelido) em seu ICQ, para poder passar o seu contato sem passar o número do seu telefone. Ou seja: assim como no WhatsApp e Telegram, você consegue conversar com os contatos salvos em seu telefone que possuem o aplicativo instalado, mas também poderá conversar com contatos adicionados pelo Nome de Usuário. Nos grupos, você não consegue visualizar o telefone dos demais participantes.


A disponibilidade de recursos do ICQ New certamente o coloca para competir com o WhatsApp, no entanto, o seu grande desafio é a imensa popularidade da ferramenta adquirida por Mark Zuckerberg, mesmo proprietário do Facebook e Instagram. Fizemos um teste com um dos nossos colaboradores que mais possuem contatos no celular na data de postagem desta matéria (18/05/20). Confira nas imagens: De 5.216 contatos salvos, 4.270 estão no WhatsApp, e somente 27 no ICQ New. Um desafio e tanto! Mas com o ICQ New mais uma opção (dentre tantas) para nos comunicar à distância aproveitando a sua conexão Coprel Telecom.

 

 

 

 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento