30/10/2015

Mito ou verdade?

 Eu aposto que você já ouviu essa frase: “ Se você engolir esse chicle, ele vai grudar no seu estômago! ” Provavelmente ela foi dita por sua avó ou sua mãe. Mas felizmente, isso não é verdade! Crescemos com vários mitos a nossa volta, e se o assunto for tecnologia, a situação piora. Deixar ou não 01-150p-01deixar o notebook descarregar até o fim? As novas baterias viciam? Devo carregar meu aparelho apenas desligado? Essas e outras dúvidas serão esclarecidas no post de hoje, confira aqui abaixo!Com o advento da internet, os computadores e celulares estão cada vez mais acessíveis. A portabilidade é a palavra da vez, e sem as baterias não poderíamos levar nossos equipamentos portáteis para todos os lugares. Bom, para começo de conversa, vamos falar quais os tipos de baterias existentes.• Baterias de níquel-cádmio: É a avó das baterias. Foi o primeiro tipo de bateria a suportar uma nova carga, ou seja, capaz de ser recarregada. Seu tempo de vida é relativamente curto e por isso, não são mais utilizadas, além de conterem cádmio, que é prejudicial ao meio ambiente.• Baterias de hidreto metálico de níquel: A única diferença entre a sua antecessora, é que as baterias de hidreto metálico de níquel possuem maior carga, além de não conterem cádmio.• Baterias de íon-lítio: Entre as baterias, é considerada a melhor! Se você comprou um celular, um notebook ou qualquer outro dispositivo móvel, é provável que você tenha uma bateria Li-Ion. Não tóxicas, com carga muito maior e também mais leves, essas baterias não possuem ciclos completos, ou seja, você não precisa esperar o dispositivo descarregar totalmente para carregá-lo.Afinal, vicia ou não vicia? As novas baterias de Li-Ion não viciam. A principal causa para antigamente elas “viciarem” era o fato de recarregar a bateria sem que ela tenha descarregado totalmente, ou então, tirar o carregador da tomada sem que a carga esteja completa.Podemos notar o vício de uma bateria quando o marcador de bateria indica carga cheia e “do nada” ela fica quase vazia e seu celular começa a indicar bateria fraca. Geralmente isso ocorre porque você acostumou seu celular a receber certa porcentagem de carga, limitando a carga completa.bateria Descubra se é mito ou verdade 

  • Verdade que com o tempo as baterias vão perdendo a capacidade de armazenar carga?

Verdade. Isso se deve ao fato que elas com o passar do tempo e o uso, vão se danificando naturalmente.

  • Se usar um carregador diferente do recomendado pelo fabricante posso danificar meu aparelho?

Verdade. Se você utilizar um carregador diferente do recomendado pelo seu fabricante você corre o risco de danificar sua bateria, e caso esteja ainda na garantia, acaba perdendo a chance de reivindicar seus direitos de consumidor.

  • É verdade que posso danificar meu celular ou notebook se deixá-lo carregar em cima da cama enquanto carrega?

Verdade.. Isso é muito perigoso, pois a bateria dissipa calor enquanto carrega, e caso esse calor volte para dentro do aparelho pode acarretar em sérios problemas.

  • Deixar o Wi-fi ou dados móveis do meu celular ou computador aumenta ainda mais o consumo da bateria?18570-NRMWOK

Verdade.  Eles consomem bastante energia tanto do seu celular quanto do seu notebook.

  • Posso estragar meu notebook usando ele sem bateria, apenas conectado na tomada?

Mito. Não há nada que comprove que você pode danificar seu notebook, você apenas não deve deixar a bateria muito tempo parada, pois isso sim pode danificar seu funcionamento.

  • Preciso de uma “super carga” em meu celular ou notebook quando novos?

Mito.  Foi-se o tempo que você precisava dar uma carga de 12h no seu aparelho. Se a sua bateria for de Li-Ion você pode utilizá-la normalmente. Consulte sempre o manual do seu aparelho e informe-se sobre qual o tipo de bateria que ele possui.As informações aqui reunidas são resultado de algumas pesquisas. Esperamos ter ajudado você a resolver alguns mitos do passado. Não esqueça de sempre consultar o manual do seu aparelho. Se você gostou, não deixe de comentar e compartilhar nas suas redes sociais! :) 

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento