22/05/2020

Saiba como manter-se seguro na internet

As vantagens de uma boa conexão de internet são infinitas. Mas infelizmente, também parece ser infinita a criatividade dos “cibercriminosos”: pessoas que utilizam sistemas eletrônicos para roubar dados, acessar informações sigilosas, etc. Por isso, é muito importante que você conheça estes “truques” usados pelos mal-intencionados da web. Com um uso consciente da internet, você pode ficar tranquilo com a privacidade dos seus dados. Confira algumas dicas do blog da Coprel Telecom para navegar com segurança.

WhatsApp

Provavelmente você já recebeu uma mensagem do tipo: “Envie para 10 amigos da sua lista e ganhe determinado produto”, geralmente acompanhado de um link. Importante reforçar que nenhuma empresa realiza essa prática de ação de marketing. Sempre verifique se a oferta está publicada nos canais oficiais da empresa, como site e Facebook. Esse tipo de promoção deve ter regulamento e constar no site.

Ao clicar no link, você pode liberar o acesso ao seu celular e permitir que estelionatários acessem todas as suas informações pessoais, como fotos, lista de contatos e logins de aplicativos.

Mensagens de texto

Outra prática recorrente é o envio de mensagens de texto para validar dados (este truque é muito comum para roubar senhas de banco!). Ao clicar no link, o usuário é redirecionado a uma página com layout muito parecido ao oficial – às vezes até idêntico. Nunca envie qualquer tipo de dado nestes momentos e procure validar as informações nos canais oficiais os canais oficiais. Inclusive, para segurança dos usuários, as agências bancárias não solicitam informações como CPF, número da conta e senha por mensagens SMS ou WhatsApp. Se receber, entre em contato com o seu banco.

Compras online

Para aproveitar as facilidades com segurança, siga alguns passos:

- Evite realizar compras onde você insere os dados do seu cartão de crédito ou internet banking usando redes Wi-Fi públicas;

- Desconfie de preços muito abaixo daqueles praticados no mercado. Confirme o CNPJ da loja no site da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/consultas-cnpj).

- Só informe seus dados a sites conhecidos

Autenticação de dois fatores

Habilite essa opção sempre que possível, principalmente no e-mail. Com esse recurso, só é possível acessar o e-mail ou rede social ao informar um número enviado ao seu celular, que muda a cada determinado tempo. Desta maneira, fica muito difícil alguém conseguir acessar a sua conta. O Facebook e WhatsApp também recomendam o uso da Autenticação de Dois Fatores para ampliar a segurança. Mantenha o sistema operacional original e atualizado

Os desenvolvedores dos sistemas operacionais, sejam eles Windows, macOS ou Linux, trabalham constantemente para melhoria nos seus sistemas. Eles exploram possíveis falhas que podem ser utilizadas por hackers.

A mesma indicação vale para o sistema operacional de dispositivos móveis.

Ferramentas de segurança

Para evitar problemas no seu PC, o ideal é instalar um antivírus e mantê-lo atualizado. Assim como os desenvolvedores trabalham constantemente, o hackers também buscam maneiras de se apropriar dos seus dados para obter alguma vantagem. Os softwares de segurança são atualizados para manter a proteção contra novos vírus.

Downloads de programas

Existem muitas formas de baixar softwares para o seu computador. O ideal é baixa-los diretamente do site do desenvolvedor. Mas também existem sites de downloads de games e aplicativos, em especial os de uso similar aos programas pagos.  

O problema costuma acontecer na hora da instalação do programa: o usuário vai clicando em “aceitar” constantemente, sem ler a indicação. Assim, pode instalar programas indesejados na sua máquina. Com segurança, você pode aproveitar ao máximo as facilidades da internet: entretimento, trabalho ou estudos, mantendo a privacidade dos seus dados pessoais e o sigilo de suas informações. Basta ficar atento aos sites que acessa e ter sempre uma pontinha de desconfiança saudável. Agora, compartilhe este texto com aquele amigo que vive compartilhando correntes nas suas redes sociais, e ajude a tornar a web mais segura!

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento