23/01/2018

Vantagens e Desvantagens do livro digital

Os e-books, ou livros digitais, tem se tornado populares graças a comodidade que oferecem, entre outras vantagens que vamos listar depois. Mas há quem diga que eles não são tudo isso! Os defensores dos livros físicos remam contra a maré da modernidade.

O mais famoso dos leitores digitais é o Kindle da Amazon, que existe em sua versão tablet - é um aparelho próprio para a leitura. Mas que também pode ser baixado no celular, computador ou tablet como aplicativo. Nele, você pode ler obras gratuitamente ou pagar um preço bacana por um livro, e guardá-lo na sua “biblioteca virtual”. Isso sem falar nos sites que já existem onde é possível baixar obras em pdf com qualidade e na íntegra!

Mas qual seriam as vantagens e desvantagens do livro digital? Viemos esclarecer suas dúvidas neste post!

VANTAGENS

1 – Ergonomia

É preciso concordar que os livros físicos não são muito ergonômicos, e causam desconforto, principalmente pra quem gosta de ler na cama, ou no sofá. Com o celular ou o tablet você mantém uma mao livre, e com o computador tem ainda mais facilidade já que não vai precisar segurar nada – e pode ler aonde quiser.

2 – Se adaptam a sua visão

Muitas pessoas preferem ou só tem tempo de ler a noite, o que é complicado por causa da luminosidade. Com o app Kindle por exemplo, você pode ajustar a tela como se sentir mais confortável, trocando a cor do fundo, diminuindo o brilho da tela e o tamanho das letras.

3 – São mais fáceis de carregar

E você pode ler enquanto está numa fila de espera, no ônibus, no carro… tudo estará no seu smartphone e você não precisará se preocupar com capaz e páginas amassadas.

4 - Não ocupam espaço

Para os amantes da leitura, ter uma estante cheinha de livros é o sonho de consumo! Mas nem todo mundo tem espaço físico pra isso. Com o leitor digital, é possível guardar centenas de obras e ler novamente quando quiser.

livro-eletronico

5 – Interatividade e dicionário

É possível obter vídeos, links explicativos, e até fazer anotações num livro digital. Em caso de uma leitura com palavras mais complexas, também existe o dicionário, que ajuda a compreender melhor a leitura e facilita o entendimento da história.

6 – Preço

A versão digital do livro costuma ser bem mais barata que o mesmo exemplar na versão física.

DESVANTAGENS

1 – Concentração

Por estar no celular ou computador, é fácil que a pessoa se distraia, abrindo outro aplicativos no meio da leitura. Para quem é estudante este seria um meio de procrastinação e neste ponto os livros físicos ganham.

2 – A “sensação” que só o livro impresso proporciona

A textura, o cheiro, a sensação de folhear as páginas, sentir o livro... Tudo isso é impossibilitado no livro digital, e como o ato da leitura não envolve só a leitura em si, mas o contato com o livro e o ambiente. Talvez este seja um dos grandes “segredos” para o livro físico continuar fazendo sucesso e não ter perdido tanto espaço para os digitais.

3 – O cansaço da luz artificial nos olhos

Apesar de ser bem cômoda e necessária em alguns momentos, a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos (tablets, computadores, notebooks, celulares, e até mesmo o Kindle que é específico para leitura) acaba cansando e irritando os olhos, principalmente em períodos mais longos de leitura. Nesse aspecto, um livro impresso lido em um ambiente com luz natural é um “banquete” para os amantes da leitura.

4 – Apego emocional

O livro impresso gera um apego emocional que não ocorre com o simples arquivo digital. Grande parte dos leitores guarda com carinho todos os livros lidos, conserva-os bem, e tem orgulho de seu acervo. Isso sem falar do “ciúme” que as pessoas têm dos seus livros. Já sabe né, se pegar um livro emprestado de alguém que ama seus livros (caso a pessoa empreste a você, kkkkkkk) é preciso ter todo o cuidado para não sujar ou amassar o livro, e devolvê-lo no prazo combinado.

5 - Sensação de aprendizado e absorção do conteúdo

Muitas pessoas gostam do contato com o livro físico por ser algo mais palpável, e que requer mais atenção no seu conteúdo do que um livro digital, que como já comentamos, se estiver lendo no celular ou computador, é mais fácil se distrair. Mesmo que a leitura do livro físico seja mais demorada, a sensação que se tem é de que realmente está sendo fixada na mente a informação que estamos lendo.

Querendo ou não, a tecnologia dominou várias áreas das nossas vidas,e com os livros não foi diferente. O lado bom é que cada dia mais as gerações mais jovens tem se interessado pela leitura! E aí se for livro físico ou não vai do gosto de cada um! Ler sempre foi e sempre será um santo remédio.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento