06/11/2020

Via fibra, rádio ou satélite: qual a melhor opção?

Existem inúmeras maneiras da internet chegar até você. São diversas tecnologias existentes para permitir que você se comunique, estude e trabalhe conectado à web. A Coprel Telecom utiliza três destas tecnologias para ofertar o serviço de internet: fibra ótica, rádio e satélite. Saiba mais sobre cada uma delas:

Fibra ótica: é a melhor tecnologia disponível no mercado para o acesso à internet. À primeira vista, parece ser semelhante à internet via cabo, pois necessita de uma estrutura física (o cabo de fibra ótica) conectado desde a rede da Coprel Telecom até a casa ou empresa do cliente. A sua velocidade e qualidade é muito superior aos cabos comuns, pois a fibra ótica tem uma capacidade muito maior de transmissão de informações (os dados são transformados em feixes de luz). Com a tecnologia de fibra ótica, o sinal de internet não sofre interferências eletromagnéticas, diferentemente dos cabos de cobre. Essa tecnologia está disponível principalmente nas áreas urbanas, mas também existem redes de fibra ótica da Coprel Telecom no interior, que são construídas a partir da demanda de grupos com um número mínimo de clientes que participam dos custos de construção a fim de viabilizar a implantação da estrutura de alta qualidade para acesso à internet.  A internet via fibra ótica possibilita a oferta de internet de alta velocidades (planos de até 320 Mbps para planos residenciais e velocidades ilimitadas para planos corporativos), com as mesmas velocidades de download e upload.

Rádio: a internet via rádio funciona com a emissão de sinal via antenas de ondas eletromagnéticas. A partir de antenas transmissoras de sinal, da Coprel Telecom, até as antenas receptoras instaladas nas residências ou empresas dos clientes. Também é uma tecnologia muito utilizada pela Coprel em virtude de seu valor de implantação ser mais viável que a fibra ótica, principalmente para atender distâncias maiores. A internet via rádio não suporta velocidades tão altas quanto a fibra ótica. Os planos de internet via rádio da Coprel Telecom possuem velocidades de até 10 Mbps, para todos os locais em que a instalação de internet via fibra ótica não é viável, a internet via rádio é a melhor opção.

Satélite: Pensando na necessidade de quem vive em áreas mais afastadas, onde não é possível instalar a internet por fibra ótica ou via rádio, surgiu o serviço oferecido pela Coprel Telecom:  a internet e telefonia via satélite. O serviço de satélite da Coprel Telecom utiliza a banda KA do espectro satelital, que é a tecnologia mais moderna que existe em transmissão de dados em novos satélites, diferente do espectro que usam as empresas de TV por satélite. Os planos oferecem velocidades de 64 Kbps a 5 Mbps, no entanto, a velocidade máxima de upload é até 1 Mbps. A internet via satélite é uma ótima opção para regiões sem disponibilidade de outro serviço de internet, permitindo que locais remotos se conectem a web.

Com estas três tecnologias, a Coprel Telecom atende aos 72 municípios da área de atuação da Coprel Energia. Todos os meses, as redes de internet via fibra ótica e rádio são ampliadas para oferecer a cada vez mais pessoas internet de qualidade, com altas velocidades, e com a referência do atendimento Coprel. Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato pelo 0800 039 0039.

Compartilhe:
Receba novidades e promoções exclusivas

Canais de atendimento